Congresso Internacional debate Antropologia e Psicologia na UFMS

Com a participação de jovens acadêmicos da UFMS e representantes de diversos continentes, o multiculturalismo será discutido em debates e apresentações de palestras, no 

1º Congresso Internacional de Antropologia Cultural e Psicologia 

promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento abre espaço para a discussão, relatos de experiências e modo de busca do conhecimento do outro, longe das comparações ou julgamentos.

Com início no dia 6 de março, das 18h30 às 21h10, no Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS, a programação será concluída no dia 8. No segundo e terceiro dia, as atividades ocorrerão das 8h às 11h.

Vinculado à disciplina de Antropologia Cultural, oferecida ao Curso de Psicologia, o objetivo é congregar, consolidar e trocar conhecimento sobre cultura, psicologia, direito, educação, religião, metodologias, multiculturalismo e demais áreas afins.

Palestras

Cônsul do Paraguay em Campo Grande, ministro Angel Adrian Gill Lesme (Cultura e Tradição do Povo Paraguay); Carlos Afonso Marcondes Medeiros, presidente do Conselho Regional de Psicologia – 14ª Região-MS (Profissionais de Psicologia e o Fenômeno da Cultura); Ana Luísa Alves Cordeiro, mestra e doutoranda (Onde estão as Deusas? Asherah, a Deusa Proibida, nas linhas e entrelinhas da Bíblia); capelão Edilson Reis (Falando de morte, numa sociedade morta); professor João Pereira dos Santos, Instituto Cultural Americano (A Cultura Americana); mestre Derrel Homer Santee, USA (Espiritualidade Feminina e Estruturas Sociais); professor-doutor José do Nascimento (Multiculturalismo); Binta Seide, Nelson Mucanze, África (Hábitos de Etnias Africanas, Matswas, Ndaus, e Balantas).

Mesa redonda

Ainda durante a programação haverá a apresentação de artigos A Transculturação entre Estados Unidos e Brasil, por Lariane Marques Pereira; Antropologia Cultural: procedimento de identificação, por Wilson José Gonçalves; Falsas Memórias: definição e principais teorias que explicam sua ocorrência, por Daniel Martins; e Processos de Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância, por Ana Rita de Souza Martins.

Durante da realização, haverá momentos culturais de apresentação de música e outras manifestações culturais, debates, exposição de lançamento de livros. O 1º Congresso Internacional de Antropologia Cultural e Psicologia será repetido todos os anos.

Vagas

Com 80 vagas (limitadas) e oferecidas ao público interessado, o Congresso terá certificado de 12 horas e está sob a coordenação do professor-doutor Wilson José Gonçalves. Equipes de acadêmicos do Curso de Psicologia, 1º semestre, participação da coordenação do Congresso.


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura