Exposição mostra arte e religião em Sorocaba – Por Fernanda Ikedo


Público pode conferir influências do sagrado, de diversas religiões, em 60 manifestações artísticas.

Há cursos em faculdades e em outras instituições destinados, exclusivamente, à abordagem da união entre a arte e a religião. Desde os primórdios da arte há a influência da fé. 

Por sua vez, essa sempre contou com a manifestação artística para dar corpo aos seus símbolos, história e rituais. O público sorocabano pode acessar a essa discussão por meio da exposição:

“Manifestações da Fé – Arte Popular no Acervo Sesc de Arte Brasileira” 

que o Sesc Sorocaba inaugura hoje, em sua área de convivência. Segundo o artista plástico e curador da exposição, Ricardo Amadasi, o projeto original foi realizado no Sesc Santo Amaro, em São Paulo, em 2011 e contou com 58 obras, de diversos artistas.

As obras abrangem diferentes religiões como Umbanda e Candomblé. “Mais fundamentalmente gira em torno da percepção católica, pois a maior parte são obras de artistas nordestinos impregnados de histórias e leituras de anjos e de santos”, conta.

Ricardo diz ainda que houve uma profunda pesquisa realizada nas diferentes unidades do Sesc para fazer o levantamento e seleção das obras participantes da exposição. “Elas são da Bahia, Pernambuco e Ceará na maior parte, tendo também obras do Estado de São Paulo e Rio de janeiro”.

Além do sagrado e da diversidade plástica das manifestações da fé, “a qualidade artística das obras apresentadas foram, sem dúvida, o principal elemento para definir sua participação na exposição”.

Entre os artistas que participam da mostra estão trabalhos de Stênio Diniz (xilogravura), Mestre Deda, Manuel Labareda e Benedito de Olinda (esculturas), Daniel, Zé Alves, José Anjo, Cornélio, Chico Torres, Boaventura Louco (imagética dos santos), tendo como destaque Mestre Molina com sua “gerigonça”, cuja obra constitui um marco no acervo de arte popular do Sesc.

De graça

“Manifestações da Fé – Arte Popular no Acervo Sesc de Arte Brasileira”  fica em exposição no Sesc Sorocaba de hoje a 19 de junho, na Área de Exposições da Unidade, e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com acompanhamento de monitores. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura