Igreja do Chipre diz que perderá 100 milhões de euros – Por Yorgos Karahalis


O arcebispo do Chipre, Jrisostomos II, afirmou nesta segunda-feira que a Igreja considera perdidos os 100 milhões de euros que a instituição tem no Bank of Cyprus, principal banco do país e que passará por uma ampla reestruturação segundo acordo do Eurogrupo.

Em declarações à imprensa, Jrisostomos II reconheceu hoje que a Igreja ortodoxa do Chipre tem 100 milhões de euros na instituição, quantidade que ele pessoalmente considera como perdida.

A princípio, o acordo do Eurogrupo estabeleceu que os depósitos deste banco que superam os 100.000 euros serão cancelados à espera da recapitalização da instituição.

Em qualquer caso, está previsto uma taxação sobre estes depósitos, cuja porcentagem ainda não está prevista.

Jrisostomos lamentou o acordo e disse as medidas significarão a perda de muitos postos de trabalho em função do fechamento do Laiki. Além disso, o arcebispo disse que mais gente sofrerá de fome, mas que a Igreja está pronta para ajudar.

Apesar das declarações, Jrisostomos afirmou que estava otimista de que os cipriotas poderão suportar o atual momento, pois "nosso povo sabe esbanjar mas também ser austero".

Na semana passada, o arcebispo do Chipre ofereceu ao governo a ajuda dos "imensos" recursos da Igreja para auxiliar o país a sair da crise. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura