Professora da Metodista integra Comissão Nacional da Verdade - Por Israel Bumajny


A professora Magali do Nascimento Cunha, da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, foi admitida como pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade. Ela passa a integrar o Grupo de Trabalho 

"Papel das Igrejas durante a Ditadura"

um dos doze da Comissão, que já conta com a participação de Leonildo Silveira Campos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Metodista e do doutorando Daniel Schmidt. Magali havia sido indicada à Comissão pelo Coordenador do Grupo de Trabalho, Anivaldo Padilha, no início deste ano e a aprovação foi confirmada no dia 12 de março. 

"É um grande desafio, representa muito trabalho, mas aceitei com satisfação, não só por ser uma pesquisa instigante, relacionada aos estudos que realizei no Mestrado em Memória Social e Documento, da UNIRIO, mas por militância mesmo”, afirma a pesquisadora. 

"Toda a minha formação na Igreja Metodista e como jornalista nos anos 80, na Universidade Federal Fluminense, colocava a busca e a defesa da verdade como ideais não de uma utopia distante mas de uma utopia que deveria dar sentido a todo o nosso projeto de vida. Minhas atuações na Igreja e no espaço profissional foram e têm sido pautadas nesse caminho e certamente seguirão sendo".

Magali do Nascimento Cunha é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (1985). 

Atualmente é professora-assistente da Universidade Metodista de São Paulo, vinculada a dois de seus segmentos: 

(1) ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde está integrada à Linha de Pesquisa Comunicação Midiática nas Interações Sociais, sendo pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação nas Mídias e Mediações Culturais CoMMuniCult e coordenadora da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial ECLESIOCOM (ligada à Cátedra Unesco de Comunicação e Desenvolvimento); 

(2) à Faculdade de Teologia onde é docente em cursos de graduação e de especialização. Oferece disciplinas, desenvolve estudos e orienta monografias, pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que busquem compreender os processos comunicacionais midiáticos a partir do imaginário social e da cultura e de temáticas decorrentes, tais como identidade, memória, consumo, religião. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Cultura, Comunicação e Imaginário e Comunicação e Religião, com ênfase nos seguintes temas: comunicação, cultura, religião, evangélicos, análise do discurso, mídia e teologia prática. Tem vários textos publicados entre livro, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.

Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/1968477845967720




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura