26º Congresso Internacional da Soter


Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos – Narrativas

PUC Minas, 08 a 11 de julho de 2013 - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Apresentação

O 26º Congresso Internacional da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – a se realizar entre os dias 08 a 11 de julho de 2013, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, refletirá sobre o seguinte tema: Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos – Narrativas.

Justificativa

Após ter se empenhado em discutir o papel da religião em nossa sociedade em seus últimos congressos, Religiões e Paz (congresso 2010), Religião, Educação e Cidadania (congresso 2011), Mobilidade Social e Religiosa (congresso 2012), a SOTER volta-se no 26º Congresso Internacional para a fonte mesma da experiência religiosa e de sua interpretação pela Teologia, Ciências da Religião e Áreas Afins: Deus. Por que este retorno a Deus ou de Deus no próximo congresso anual organizado pela SOTER? O que, na atual situação das religiões em geral e das diferentes confissões cristãs em particular, justifica esse interesse e essa atenção pela questão de Deus em nosso país?

Uma primeira aproximação ao mapa religioso do Brasil, como a do último Censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que Deus, a fé, os símbolos e as narrativas que engendra, os deuses, o sagrado e/ou o divino, as crenças, ritos e relatos de que são objeto, são onipresentes no imaginário nacional. O aumento dos sem religião, por exemplo, não necessariamente é sinônimo de ateísmo ou agnosticismo, mas colocam uma clara fronteira entre experiência religiosa e experiência institucional. 

A pluralização do campo religioso e a explosão de novas espiritualidades e religiosidades apontam para outras formas de experiências do divino, algumas ressemantizando a compreensão do Deus do cristianismo, outras resgatando as divindades dos povos originários e afrodescendentes, outras enfim valorizando o Deus do judaísmo, do islã e das religiões orientais. Esta constatação parece confirmar a opinião segundo a qual o processo de secularização, que em muitos países ocidentais levou ao indiferentismo e à negação de Deus, não teve o mesmo impacto entre nós.

Uma análise mais aprofundada do atual pluralismo religioso, das imagens, símbolos e narrativas do divino que veicula ou revisita, levanta, porém, uma série de questões. Quem é o Deus desta nossa sociedade plural? É a fonte e o horizonte do sentido ou um dos muitos “ídolos” fabricados pelo indivíduo pós ou hipermoderno? Ele oferece razões para crer, esperar e amar ou é um simples “consolo” face ao absurdo de uma existência feita de violência, solidão e injustiças, na qual o indivíduo é apenas “número” ou mero consumidor? Até quando o imaginário pré-moderno do divino, tão presente nas inúmeras recomposições do religioso em nosso país, poderá competir com o imaginário tecnológico-instrumental, para o qual Deus não é necessário para explicar o mundo? Até que ponto a variedade de imagens, símbolos e narrativas do divino não são mera projeção do processo de diversificação das individualidades nas sociedades complexas?

Os “filósofos da suspeita”, Feuerbach, Nietzsche, Marx e Freud, produziram no séc. XIX e XX críticas contundentes à religião, que foram também críticas ao estatuto ocupado por Deus no seio da razão ocidental. Assim, para Feuerbach, Deus deveria ceder o lugar ao humano e a teologia transformar-se em antropologia. 

Nietzsche anuncia a morte de Deus e suas consequências para a cultura, enquanto Marx e Freud afirmam respectivamente que Ele é fonte de alienação e enfermidade, e a religião ópio do povo e neurose universal. Heidegger, num outro tipo de leitura, verá no recurso da filosofia a Deus enquanto causa e fundamento do Ser, a origem do esquecimento da diferença que existe entre ser e ente, acusando o pensamento filosófico do Ocidente de ontoteológico.

As críticas dos “filósofos da suspeita” e a crítica à ontoteologia determinam grande parte da reflexão sobre a religião e Deus feitas no último século. De fato, as Ciências da Religião (sociologia, psicologia, fenomenologia, história, antropologia e filosofia religiosas) surgiram e se firmaram a partir do séc. XIX num esforço de compreender e fundamentar os diferentes aspectos do fenômeno religioso e do lugar que nele ocupa a divindade. 

A Teologia, por sua vez, apesar de ter-se firmado como ciência já nos primeiros séculos do cristianismo e ter adquirido o estatuto de ciência nas universidades medievais, viu-se obrigada a responder às questões levantadas por essas críticas. Além disso, após as duas grandes guerras mundiais, ela foi questionada sobre as fontes de tanto horror e violência, interrogando-se sobre como falar de Deus após o holocausto.

A reflexão sobre Deus feita na América Latina e no Brasil nas últimas décadas foi profundamente marcada pela pergunta: como falar de Deus a partir do sofrimento do inocente? Para responder a tal pergunta, nossos/as teólogos/as inspiraram-se sobretudo no Deus de Jesus Cristo e sua capacidade de “kenosis”, humildade e solidariedade, propondo uma releitura original do dogma trinitário, que alimentou a espiritualidade e a práxis dos/as que se comprometeram em “tirar da cruz os povos crucificados”. 

Nos últimos anos, porém, a essa leitura somam-se as das novas tendências que emergiram no seio da teologia da libertação: as das críticas ao patriarcalismo (teologias de gênero), à destruição do meio ambiente (ecoteologia), à idolatria do mercado (teologia e economia), à supremacia do Deus cristão (interculturalidade e diálogo inter-religioso); e a da proposta de uma teologia pública, que discute sobre temáticas que afetam os processos democráticos das nações e sua relação com o pensar teológico na sociedade.

Por outro lado, à reflexão latino-americana e brasileira sobre Deus feita pela Teologia nas últimas décadas deve-se também acrescentar a das Ciências da Religião. De fato, boa parte da produção filosófica elaborada entre nós retomou as críticas dos filósofos da suspeita e de Heidegger, num esforço de pensar o niilismo, o agnosticismo e o ateísmo em nosso meio. 

A sociologia, a psicologia, a história, a fenomenologia e a antropologia da religião ofereceram por sua vez chaves de interpretação importantes para entender a especificidade das religiosidades autóctones e das religiões afrodescendentes, além de ajudarem a compreender o fenômeno pentecostal, tão importante atualmente no país.

Ao propor para 2013 o tema Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos - Narrativas, o 26ºCongresso da SOTER aborda um tema relevante de nossa contemporaneidade, que necessita ser interpretado por cientistas sociais, teólogos/as, filósofos/as e cientistas da religião, oferecendo assim novas chaves de leitura para pensar Deus no momento atual.

Objetivos

1. Analisar em perspectiva multidisciplinar as novas formas de confissão, nomeação, representação e narração de Deus presentes nos diferentes grupos que compõem o campo religioso brasileiro contemporâneo;

2. Retomar as críticas à religião e a Deus, feitas no último século no âmbito da filosofia, das ciências exatas e das ciências humanas, e sua pertinência na interpretação do lugar da religião e de Deus nas sociedades complexas do início do séc. XXI;

3. Revisitar as principais leituras sobre Deus feitas pela teologia da libertação nas últimas décadas e sua importância para se pensar a pluralidade de percepções do divino que reina atualmente nos distintos grupos religiosos nacionais;

4. Refletir mediante pesquisa filosófica, teológica, das ciências sociais e das ciências da religião, sobre as crenças, símbolos e narrativas produzidos pelas distintas confissões religiosas no Brasil;

5. Oferecer amplo espaço para exposição – por meio de Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns Temáticos (FTs) – das pesquisas em andamento na área da Teologia e das Ciências da Religião e de Áreas Afins.

Metodologia

Este é o 26º Congresso da SOTER. Pela seriedade com que aborda as questões da Teologia e das Ciências da Religião e pela solidez adquirida ao longo dos anos, os congressos da SOTER tornaram-se uma referência para a área no Brasil. O fato de ser realizado na PUC Minas tem lhe dado um caráter mais acadêmico, conferindo-lhe também um perfil mais ecumênico.

A metodologia utilizada nos dois últimos congressos, pela boa acolhida que teve entre os/as participantes, será de novo aplicada. Vários/as especialistas internacionais e nacionais darão sua contribuição, numa perspectiva multidisciplinar, através de conferências e mesas redondas. A parceria entre a SOTER e as Edições Paulinas continuará viabilizando a publicação do conteúdo dessas intervenções em forma de livro. 

Os congressos da entidade abrem também espaço para a discussão das pesquisas feitas nas faculdades de teologia e nos programas de pós-graduação em Teologia, Ciências da Religião e Áreas Afins, através de comunicações científicas. Após a experiência dos últimos anos e levando em conta a diversidades de participações, a Diretoria da SOTER decidiu diferenciar da seguinte maneira a apresentação de comunicações científicas. 

Os Grupos de Trabalho (GTs), com caráter permanente, não necessitam passar a cada ano pela avaliação do Comitê Científico. São constituídos por pesquisadores/as que se comprometem a aprofundar a temática do Grupo, criando uma verdadeira rede de pesquisa e debate, podendo organizar colóquios, seminários ou publicações fora do Congresso. Os Fóruns Temáticos (FTs) propõem a discussão de uma questão relevante, relacionada à temática geral do Congresso ou a temas importantes da área. Não têm caráter permanente e necessitam apresentar a cada ano sua proposta, que será avaliada pelo Comitê Científico. São mais abertos aos diversos tipos de participação, podendo, após reiteradas realizações e o real compromisso dos/as que dele participam, tornar-se um GT. 

A animação de GTs e de FTs deve ser assegurada por dois doutores/as, vinculados/as a IES distintas. Haverá também um Grupo para apresentação de trabalhos de iniciação científica, que só poderá aceitar comunicações de alunos/as de graduação e especialização. Os/as coordenadores/as de GTs e dos FTs aprovam as comunicações propostas, levando em conta os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora do 26º Congresso. A inscrição nos GTs e nos FTs se dará através da página de Eventos do Site da SOTER (http://www.soter.org.br). 

As comunicações aprovadas, cujos proponentes pagaram a taxa de inscrição, terão seus resumos publicados no Caderno de Resumos do 26º Congresso – caderno impresso com ISSN próprio, no qual constará também a programação do evento –. O texto completo das comunicações efetivamente apresentadas, após aprovação dos/as coordenadores/as de GTs e FTs, será publicado no pela:http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/, com ISSN próprio.

Destinatários

O 26º Congresso dirige-se aos/às sócios/as da SOTER, constituídos/as de mestres/as e doutores/as em Teologia e Ciências da Religião, aos/às pesquisadores/as dessa área e de áreas afins, interessados/as em aprofundar e discutir a questão Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos - Narrativas, estando também aberto para acolher alunos/as da graduação e especialistas preocupados/as com a temática a ser debatida.

Agenda

01 março a 10 de maio de 2013: inscrições para comunicações nos GTs e nos FTs Temáticos, a serem feitas através da página de eventos do site da SOTER. Cada comunicação deverá conter o título proposto pelo/a autor/a e uma ementa de no máximo 250 palavras que suscintamente explicite o teor acadêmico da mesma, indicando a metodologia e as questões a serem abordadas na apresentação da comunicação.

15 de abril de 2013: início das inscrições on-line na página de eventos do site da SOTER como participante.

10-20 de maio de 2013: estudo e aprovação das propostas de comunicações pelos/as Coordenadores/as de GTs e de FTs.

24 de maio de 2013: divulgação na página do evento das Comunicações aprovadas.

07 de junho de 2013: último prazo para pagamento dos proponentes que tiveram comunicações aprovadas. O não pagamento implicará na não apresentação da comunicação.

30 de junho de 2013: encerramento das inscrições on-line como participante (mediante disponibilidade de vagas).

08 a 11 de julho de 2013: realização do 26º Congresso.

31 de agosto de 2013: data final de envio de textos integrais dos trabalhos aprovados para publicação em forma digital dos Anais dos textos completos.

Programação do 26º Congresso Internacional da SOTER

PUC MINAS 

08 de Julho

Prédio 43 | Auditório 3

15h – Reunião da Diretoria
16h – Início do Credenciamento
16h – Reunião da Diretoria com os Conselheiros Regionais
19h30 - Abertura do 26º Congresso
20h - Conferência de Abertura: Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos – Narrativas: Profa. Drª Lúcia Pedrosa (PUC/Rio)
21h30 - Coquetel

09 de Julho

Prédio 43 | Auditório 3

8h15 – Momento de Espiritualidade
8h30 – Deus e Ciência – Prof. Dr. John Haught (Senior Fellow Woodstock Theological Center Georgetown University – Washington DC, USA)
10h – Café
10h30 – Mesas redondas simultâneas:
Mesa 1: O diálogo entre fé e ciência: Prof. Dr. Erico Hammes (PUC RS) e Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa (PUC RS)
Mesa 2: O Deus cristão – Profª Drª Maria Clara Bingemer (PUC Rio); Prof. Dr. Vitor Westhelle (Escola Superior de Teologia – EST)
12h – Intervalo de almoço
14h às 17h – GTs e FTs/Comunicações: Salas do Prédio 43
17h15 às 18h15 – Reuniões das Regionais: Salas do Predio 43
18h30 – Anúncio do vencedor do Prêmio SOTER/Paulinas de Teses 2011/2012
19h30 – Noite livre

10 de Julho

Prédio 43 | Auditório 3

8h15 – Momento de Espiritualidade
8h30 – Imagens de Deus – Profª Drª Nurya Gayol (Pontifícia Universidad de Comillas, Madrid, Espanha)
10h – Café
10h30 – Mesas Redondas Simultâneas:
Mesa 1: Deus na perspectiva afro-brasileira – Prof. Dr. Alain Pascal Kaly (UFRJ); Profª Drª Janira Sodré Miranda (PUC GO)
Mesa 2: Deus e Gênero: Prof. Dr. Adilson Schultz (Izabela Hendrix/PUC Minas) e Profª Drª Mercedes García Bachmann (Instituto Universitario ISEDET, Buenos Aires, Argentina)
Mesa 3: O anúncio da fé numa sociedade plural – Prof. Dr. Eanonn Conway (St. Mary Immaculate College, University of Limeric, Irlanda); Profª Drª Catherine Clifford (Saint Paul University, Ottawa, Canadá)
12h – Intervalo de Almoço
14h às 18h – GTs e FTs/Comunicações: Salas do Prédio 43
18h – Assembleia da SOTER. Eleição da nova Diretoria
20h – Noite Cultural na Casa de Retiros São José

11 de Julho

Prédio 43 | Auditório 3

8h15 – Momento de Espiritualidade
8h30 – Propor Deus na sociedade plural – Prof. Dr. Carlos Mendoza (Universidade Iberoamericana – México, DF)
10h – Café
10h30 – Releituras do congresso – Prof. Dr. Márcio Fabri (Centro Universitário São Camilo, SP); Marília de Domingos (UNILAB, CE)
12h – Encerramento do Congresso




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