Bahaismo: religião monoteísta

O Bahaismo é uma religião de origem persa, cujas diretrizes doutrinais baseiam-se em crença de caráter monoteísta criada por Mirza Husayn. Essa religião prega a unificação de todas as crenças, às quais deveriam se dirigir a um único deus. 

Conhecido por Bahá’u’lláh (Glória a Deus), Husayn escreve o Livro Santo, no qual registra os fundamentos do novo credo. O livro é a base doutrinais desta crença, pregando como valores obrigatórios para seus seguidores as orações diárias, a monogamia, a abstinência de drogas e álcool, além da prática do jejum durante 19 dias do ano. 


Nessa religião, Deus está além dos limites do mundo e não se pode conhecer, mas sua essência se manifesta na criação. Para os fiéis, o credo representa a síntese de todas as demais religiões, que são vistas de diferentes manifestações de uma mesma verdade. 


O sistema de calendário bahaista possui contagem19 meses para cada ano, sendo que cada mês tem 19 dias. Segundo o calendário internacional, as principais datas religiosas bahaistas ocorrem nos dias 21 de março (Ano Novo), assim como em 21 e 29 de abril (declaração da missão de Baha'ullah).



O Bahaismo não apresenta organização clerical formal, assim como nenhum sacramento. Porém, os acontecimentos marcantes na vida dos seguidores, como os casamentos, funerais e batismos, possuem seus cultos cerimoniais.

Existe locais para os cultos, como os templos e santuários. Em cada continente do mundo há pelo menos um foco de concentração dos seguidores do Bahaismo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura