D. José Policarpo preocupado com “crentes sem religião” (Portugal)

A Igreja tem de estar atenta e encontrar respostas aos que se dizem "crentes sem religião". O alerta foi deixado pelo Cardeal D. José Policarpo no Dia da Igreja Diocesana.

Na conferência que proferiu sobre "Os desafios da evangelização", o agora administrador apostólico da diocese de Lisboa lamentou que este seja um fenómeno em crescimento entre os jovens, que recusam cada vez mais compromissos como o do casamento.

“Está a crescer visivelmente em certos sectores da nossa juventude. Pensem, por exemplo, nas uniões de facto: dantes eram um desleixo, agora não, agora é uma teoria, um ideal de civilização”, disse.

D. José Policarpo alertou ainda para os perigos da fé "à la carte", em que os cristãos escolhem seguir o que lhes dá mais ou menos jeito.

“Um dia fiquei chocado. Estava num grupo de gente, muito fiel à Igreja, e estávamos a comentar uma encíclica de João Paulo II e há uma das pessoas do grupo que diz ‘Esta é a teoria do Papa, nós podemos ter a nossa’. Meus queridos amigos, se isso alguma vez vos acontecer, de estardes na vossa missão, na vossa maneira de ver as coisas, cautela, estai-vos a afastar a uma velocidade incrível do projecto de Deus”, acrescenta.

Aos catequistas, professores de educação moral e religião católica, sacerdotes e restantes fiéis que o estavam a ver, o Cardeal lembrou que evangelizar é muito mais que comunicar uma doutrina.


O Dia da Igreja Diocesana de Lisboa foi dedicado este ano aos "educadores da fé". Foram homenageados, em especial, os catequistas, com entrega de 430 diplomas aos que dão catequese há mais de 25 anos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura