‘Se outras religiões têm a sua liturgia, a religião dos orixás tem a sua’


O vereador Edvaldo Brito (PTB), presidente da Comissão de Reparação da Câmara de Salvador/BA, repudiou qualquer intenção do Legislativo Municipal em querer regular rituais das religiões de matriz africana. 
Em discurso no plenário na sessão ordinária desta terça-feira, Brito anunciou que está recolhendo a assinatura dos membros da comissão a qual preside para realizar uma audiência pública que irá discutir a intolerância religiosa. 
“Cada qual tem suas convicções e é preciso respeitar a dos outros. Se outras religiões têm liturgia, a religião dos orixás também tem a sua. O Deus de um não é diferente do Deus dos outros”, defendeu. 
O vereador ainda fez menção ao 88º aniversário de Mãe Stella, no dia 2 de maio, e lembrou que sua eleição para a Academia de Letras da Bahia é uma prova do respeito que a Bahia deve ter aos valores que ela expressa. 
“Valores esses que não envergonham ninguém, nem se podem submeter nem à chacota, nem a posições contrarias só por meras convicções. Convicção por convicção, cada um tem a sua”, definiu. 
Em 1983, Edvaldo Brito foi o organizador da 2ª Conferência Mundial da Tradição dos Orixás e Cultura Africana, evento que continua a ser realizado no mundo todo estudando as consequências da diáspora negra.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura