Imaculada Tembo, neo-Doutora em Teologia

A Pontifícia Universidade Lateranense foi nesta quinta-feira 13 de Junho de 2013 palco de um acto académico que viu a Moçambicana Ir. Imaculada Tembo, das Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, elevada à categoria de Doutor em Teologia pastoral com o máximo de classificação. 

A tese doutoral da Ir. Imaculada: 

“Acção dos Agentes de Pastoral na Alta Zambézia, da Primeira Assembleia Nacional de Pastoral (1977) à Segunda Assembleia Nacional de Pastoral (1991)" 

é um vasto e aprofundado estudo do empenho dos agentes da evangelização, sobretudo leigos, na região da Alta Zambézia no Norte de Moçambique, num período particularmente difícil e caracterizado pela guerra civil e uma situação política hostil a qualquer acção pastoral da Igreja.


Para além da imensa coragem e dedicação dos leigos, quase sempre privados do apoio e presença física e regular do seu Bispo e dos missionários em geral, a Ir. Imaculada sublinha a importância da formação, ontem, hoje e sempre, para que os leigos possam desempenhar com eficiência a missão que lhes cabe na sociedade e na Igreja.



E é exactamente esta formação e paridade de oportunidades para os leigos, e de modo especial as mulheres que a Ir. Imaculada considera ser desafio principal na sua pesquisa, certamente ímpar no seu género até ao momento presente, e na sua missão futura.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura