CCBB traz obras de renascentistas como Da Vinci e Michelangelo ao Brasil

Com 57 obras, chega ao Brasil em julho a mostra inédita 

"Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas"

 Obras de Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo fazem parte da mostra, que será exposta de 13 de julho a 23 de setembro no CCBB São Paulo.

Com curadoria da historiadora da arte Cristina Acidini, a exposição oferece um panorama do florescimento cultural dos séculos 15 e 16.

A mostra está dividida em quatro andares e seis núcleos. No quarto andar, o primeiro núcleo, "Florença", apresenta obras como "Cristo benedicente" (Cristo abençoando), de Rafael, e "Morte di Lucrezia" (Morte de Lucrecia), de Giovanni Bazzi dito Il Sodoma.

No terceiro andar, o núcleo "Roma" conta com outras obras-primas, como um estudo arquitetônico de Michelangelo e o "Giudizio Universale, Pentecoste e Predica di San Pietro, Ascensione di Cristo", de Fra Angelico.

No segundo andar, haverá quatro núcleos, "Urbino", "Milão", "Ferrara" e "Veneza", em que serão apresentadas pinturas de artistas como Giovanni Santi, Lorenzo Lotto, Paolo Veronese, Ticiano e Tintoretto, "Sacra Famiglia con una santa" [Sagrada Família com uma santa], de Andrea Mantegna, "Ritratto di Elisabeta Gonzaga" de Rafael e "Annunciazione" do Giovanni Bellini.

Representando a arquitetura renascentista, a mostra apresenta ainda "Porta della stanza da letto del Duca che accede alla sala delle udienze" (Porta do quarto de dormir do Duque que dá acesso para a sala de audiências), obra talhada em nogueira.

Depois de São Paulo, a exposição parte para o CCBB de Brasília, onde ficará de 12 de outubro de 2013 a 6 de janeiro de 2014.

Serviço
Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas

Quando: 
13 de julho a 23 de setembro de 2013
Segundas, quartas, quintas e sextas das 7h às 23h. Sábados e domingos das 8h às 23h


Onde: 
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Rua Álvares Penteado, 112, Centro - São Paulo/SP


Quanto: 
entrada gratuita


Mais informações:

(11) 3113-3651 / 3113-3652




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura