Leonardo lança hoje “As Grandes Religiões na Visão de um Leigo”

Numa população mundial de 7 bilhões, apenas 2,3 bilhões são cristãos, segundo o boletim Internacional de Pesquisa Missionária.

A parcela de 4,7 bilhões está dividida entre o islamismo, hinduísmo, budismo, judaísmo, umbanda e inúmeras outras doutrinas.

Esses dados impressionaram o médico e escritor João Batista Leonardo, que é católico desde o berço. A curiosidade levou o escritor a pesquisar sobre as várias religiões existentes no mundo e também a visitar os lugares onde cada religião é praticada. O resultado desse estudo está no livro “As Grandes Religiões na Visão de um Leigo”, que será lançado hoje no Edifício Royal Garden, às 20h.

“Desde 1973 pesquiso sobre religião. Dentre os três livros mais lidos no mundo estão, em primeiro lugar, a Bíblia, depois o Tao Te King, que é a base da filosofia chinesa e, em seguida, o Alcorão. Em muitos lugares que visitei, as pessoas nem sequer conhecem o catolicismo. Fiquei chocado e quis procurar saber o por quê”, conta João Batista.

Apesar de ter coletado informações durante algumas viagens, o livro não é uma espécie de diário de viagem. Em cada capítulo,o autor faz a descrição de uma religião específica, detalhando suas crenças, símbolos, cerimoniais e tradições, sem ter qualquer pretensão doutrinária.

“Não induzo o leitor a nenhuma religião, não discuto méritos ou deméritos nem faço julgamentos. Não se trata de um livro religioso, escrito do ponto de vista de um teólogo ou filósofo, e sim um livro de cultura com algumas curiosidades feito por um leigo.”

João Batista explica que a finalidade da obra é mostrar a abrangência e a multiplicidade das doutrinas existentes no mundo. 

“Nós, cristãos, achamos que só nós estamos certos. Mas depois que você vê tanta fé em outras religiões, percebe que todas elas têm o mesmo valor e o mesmo objetivo: o de mostrar o caminho do bem e da valorização da alma. Feliz é aquele que faz o bem, tem fé numa essência divina e pratica essa fé com convicção, independentemente de sua religião”, diz.


João Batista Leonardo é formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná e é especialista em ginecologia, oncologia e obstetrícia pelo Instituto Nacional do Câncer e Maternidade Herculano Pinheiro, no Rio de Janeiro

É membro do Lions Clube Maringá e ocupa a cadeira de número 21 da Academia e Letras de Maringá. É também autor dos livros “Para a Gestante”, “Drogas: perguntas e respostas”, “Os Tempos, da Esperança à Razão”, “O Jogo de Truco” e diretor e produtor do documentário “A Vida e as Drogas”, exibido nas escolas públicas da região e assistido por mais de quatro mil crianças.





Comentários

Mari disse…
O livro é excelente até hoje foi o primeiro que li, que relata a história das religiões, esclarecendo o surgimento de cada uma delas, referente ao assunto foi o melhor que li até hoje.

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura