Sesau realiza II Seminário Estadual das Religiões de Matriz Africana – Por Larissa Bastos

Evento acontece nos dias 22 e 23, das 8h30 às 17h, no Matsubara Hotel, em Cruz das AlmasEm parceria com a Federação Zeladora das Religiões Tradicionais Afro-Brasileiras em Alagoas (Fretab), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, na segunda-feira (22), o 

II Seminário Estadual das Religiões de Matriz Africana

O evento, que prossegue na terça-feira (23), acontece das 8h30 às 17h, no Matsubara Hotel, em Cruz das Almas.

O objetivo é proporcionar a difusão pública da memória construída em torno da intolerância religiosa e da discriminação racial, promovendo o diálogo a respeito da questão. A atividade terá a participação de adeptos do candomblé e da umbanda, universitários, estudantes das redes pública e privada e membros de organizações de direitos humanos, entre outros.

Na ocasião, será apresentada a parceria da Fretab com a associação de Pernambuco, com o lançamento do Fórum da Diversidade Religiosa em Alagoas e da 61ª Promotoria do Ministério Público. A programação conta ainda com debates sobre os usos atuais de acontecimentos históricos, criando uma associação entre conhecimento e cidadania.

Entre as palestras, estão “A religião no sistema penitenciário”, “Lei 10.639/2003 e o Preconceito nas Escolas”, “O negro na sociedade de hoje”, “A comunicação para o desenvolvimento das comunidades afro e indígenas”, “Os povos de terreiros”, “O valor da mulher do candomblé na sociedade” e “Panteon das divindades da África negra”.

Serão discutidos ainda os temas sobre “A religião afro-brasileira e o acolhimento fraternal”, “A influência da cultura indígena e a religião afro”, “As comunidades Malunguinhos”, “As plantas sagradas e o ciclo da vida – Kosi Ewe Kosi Orisá”. Também serão realizadas apresentações culturais com o Grupo Inaê e o Afoxé Odoyá.

A gerente de Promoção da Saúde da Sesau, Vanessa Holanda, lembra a importância do seminário. “Vamos promover discussões, reflexões e contribuir para a troca de saberes e experiências entre os terreiros e o Sistema Único de Saúde, com a perspectiva de fortalecer o processo de comunicação e estabelecer parcerias com os povos de religiões africanas”, diz.

O evento conta com a parceria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), Prefeitura Municipal de Maceió, Ministério Público do Estado, e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As inscrições podem ser feitas pelo blog www.fretab.blogspot.com e na sede da instituição, na Rua Dezesseis de Setembro, nº 3, sala 20, Levada. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones 8867-2089, 9949-8656, 9174-4420 e 3221-6889.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura