XXI Colóquio da AFIRSE, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Apresentação Do Colóquio

Os trabalhos concretizar-se-ão através de conferências, sessões plenárias e ateliês. Nos ateliês, será privilegiada a partilha de resultados de trabalhos de investigação e o debate em torno desses resultados. Tal como em anos anteriores, este colóquio destina-se a todos os investigadores, professores, educadores e outros profissionais da educação e da formação, bem como aos estudantes que se preparam para a intervenção ou a investigação nestes domínios. Participarão no colóquio especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente de países em que a AFIRSE está representada.

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Problemática

Educadores, investigadores, economistas, sociólogos, políticos e demais cientistas sociais reconhecem o papel da educação no progresso social, na criação de riqueza, na coesão e justiça sociais, na equidade. Este papel encontra-se indelevelmente ligado ao ambiente histórico e económico de cada contexto local, nacional, transnacional.

Sendo a educação fonte de riqueza pelas qualificações e oportunidades que produz, esta riqueza constitui-se como indispensável ao seu próprio desenvolvimento, distribuição e consumo justo. Aliás, o papel da educação nas sociedades exige a sua produção em qualidade mesmo em situações de crise económica pois uma colectividade não pode perder, para os tempos futuros, gerações qualificadas em consequência de uma qualquer crise. 

Há assim uma relação inevitável entre a educação e a economia, laço que se ajusta em cada momento e realidade social. Missão, objectivos e professores, ciclos e currículos, projetos e gestão, distribuição e financiamento são influenciados e fortemente regulados pelos contextos local, nacional e transnacional. Por outro lado, o desenvolvimento é considerado, hoje, uma construção largamente local. As comunidades são chamadas e incentivadas a prosseguirem projetos próprios, visando o desenvolvimento social e humano. 

Ora, a educação tem um papel principal neste processo, fazendo sentido falar-se de projeto e de políticas educativas locais. Nestas circunstâncias, o debate que se propõe abriga todas as contribuições em torno da problemática proposta e constitui uma exigência natural. Nesse sentido, o debate far-se-á em função de cinco eixos temáticos que não são, todavia, exclusivos dado que, dificilmente se consegue cercear e limitar o pensamento:


A – Educação E Desenvolvimento

Investimento e formação para o desenvolvimento
Projeto educativo local
Associações de desenvolvimento local e formação profissional

B – Políticas Locais De Educação

Projetos educativos de escola
Formação local (professores, formadores, auxiliares, técnicos, autarcas)
Programas e projetos autárquicos de educação e formação
 
C – Economia E Financiamento Da Educação

O público e o privado em educação
Financiamento da educação e equidade
Autarquias locais e financiamento da educação

D - Gestão Das Organizações Educativas

Gestão curricular
Gestão de projetos de escola
Gestão financeira da escola

E - Políticas Curriculares E De Formação

Currículo e desenvolvimento
Formação de professores e de formadores
Currículo de escolar

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Línguas Do Colóquio

Português e francês         http://www.ie.ul.pt/images/pobtrans.gif

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Resumos E Comunicações

As comunicações deverão basear-se em trabalhos de investigação e respeitar os eixos temáticos do colóquio. Os resumos são submetidos online, em português e francês, não podem exceder 2500 carateres (incluindo espaços) e devem identificar de três a cinco palavras-chave. 

O texto do resumo deve incluir a indicação do título da comunicação e referências aos objectivos, ao enquadramento teórico, à metodologia e às conclusões principais da investigação/estudo em causa. 

Só serão aceites as propostas de comunicação que apresentem resumos nas duas línguas do colóquio, o português e o francês.

No caso das comunicações colectivas, solicita-se a indicação do nome de um dos autores para eventuais contactos por parte da organização.

Os resumos deverão ser enviados até ao dia 15 de setembro de 2013.
A aceitação será comunicada até ao dia 15 de novembro de 2013.
Os textos das comunicações, que não devem exceder 30 000 carateres (incluindo espaços) deverão ser enviados até ao dia 28 de fevereiro de 2014.
As normas de formatação estão disponíveis no sítio do colóquio:



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Valor Da Inscrição

Até 30 de novembro de 2013:
110 € público em geral
25 € estudantes de licenciatura e mestrado da UL
50 € outros estudantes da UL
80 € membros da AFIRSE
90 € membros da SPCE e da ADMEE
A partir de 30 de novembro de 2013 estes valores sofrerão um aumento de 25€.
         
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Pagamento 

O pagamento deverá ser feito por transferência bancária, sendo este o único método de pagamento aceite. IBAN: PT50 0019 0108 002 0000 533 777 - SWIFT: BBVAPTPL

A inscrição, em formulário disponível no site do colóquio, só será considerada após recebimento de comprovativo da transferência. Este comprovativo pode ser enviado por email (afirse@ie.ul.pt) ou, por correio normal, para: 
XXI Colóquio da AFIRSE, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Alameda da Universidade - 1649-013 Lisboa -  Portugal
                     
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Comissão Organizadora

Maria Teresa Estrela | IE da Universidade de Lisboa
Louis Marmoz | Presidente da AFIRSE
Belmiro Cabrito | IE da Universidade de Lisboa
Cármen Cavaco | IE da Universidade de Lisboa
Fernando Albuquerque Costa | IE da Universidade de Lisboa
João Pinhal | IE da Universidade de Lisboa
Júlia Ferreira | Secção Portuguesa da AFIRSE
Maria João Cardona | ESE do Instituto Politécnico de Santarém
Patrícia Rosado Pinto | FCM da Universidade Nova de Lisboa       http://www.ie.ul.pt/images/pobtrans.gif

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Contactos

Central: +351 21 794 36 33
Secretariado: +351 96 395 87 22
Fax: +351 21 793 34 08
e-mail: afirse@ie.ul.pt
website: http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxi-coloquio/   


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