O Programa de Ciências da Religião da PUC SP está entre os melhores do Brasil

Criado em 1978, o Programa de CRE visa investigar as manifestações do religioso, em uma perspectiva multidisciplinar, e de acordo com metodologias consagradas desta área de conhecimento.

O fenômeno religioso ocupa, hoje, papel destacado nas relações humanas e sociais. Para compreender a história e as atividades humanas, inclusive os recentes conflitos mundiais, é de fundamental importância a compreensão do papel assumido pela religião. Tal fato abre espaço para estudiosos especialistas na questão religiosa, em suas múltiplas dimensões.

A Ciência da Religião é um campo do saber que tem como realidade o fenômeno religioso investigando-o sistematicamente em todas as suas manifestações sem que se questione sua validade teológica, ou seja, nesta área do conhecimento não se questiona a "verdade" ou a "qualidade" de uma religião, pois todas se apresentam igualmente como objeto de estudo e investigação. Seu princípio metodológico é o vislumbramento das religiões como sistemas de sentido formalmente idênticos apresentando, portanto, pontos comuns que as tornam passíveis de serem investigadas. Universos culturais, as religiões representam os sentidos e os significados criados pelo homem nas relações que estabelece com o mundo, com os outros e com si mesmo. Sua compreensão, portanto, do universo cultural religioso torna possível a compreensão do homem nele inserido.

Nas últimas décadas ampliou-se a discussão em torno do campo religioso especificamente em torno dos efeitos e correlações que provoca na economia, na política, na mente humana, nas relações sociais de exclusão e inclusão e vice versa. Uma questão essencial que deve ser mencionada para esclarecer sobre o atual interesse no estudo sobre religião no Brasil é o panorama religioso brasileiro do século XX. 

A perda da hegemonia política católica, a chegada do Protestantismo nas ondas tradicional e pentecostal, o crescimento das religiões mediúnicas, o crescente interesse pelas religiões orientais, o estabelecimento de atitudes filosóficas de cunho místico contribuíram para tornar este panorama diverso e rico para investigação, se estabelecendo também, em função da diversidade, como espaço de disputa entre religiões. O campo religioso brasileiro hoje possui como característica marcante, o pluralismo.

Um campo religioso tão fértil quanto o brasileiro instiga seu estudo. Daí surgir o interesse da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Medicina, História e outras áreas do conhecimento que sozinhas não conseguem fornecer uma visão ampla do fenômeno religioso. Para isto, fez-se necessário aglutinar, isto é, reunir pesquisadores em torno de um mesmo objeto, a religião. 

Assim nasceu no Brasil a intenção de se criar cursos em Ciências da Religião: reunir pesquisadores de várias áreas, mas que possuíssem em comum o interesse pelo mesmo objeto e, através destes formar outros pesquisadores que, a partir de uma formação multidisciplinar  se tornassem cientistas da religião. Somente a colaboração entre as várias áreas do conhecimento em torno do fenômeno religioso pode fornecer uma visão mais ampla e científica de religião.

Objetivos do Programa

a) formar docentes e pesquisadores na área dos estudos da religião;
b) produzir conhecimentos sobre a religião, em especial no Brasil e na América Latina;
c) contribuir para o desenvolvimento de um novo paradigma multidisciplinar que supere a fragmentação e precariedade de uma área de conhecimento na qual a fundamentação se mostra insuficiente.

O Programa está curricularmente organizado em torno de três áreas de concentração principais:

a) Fundamentos das Ciências da Religião;
b) Religião e Sociedade;
c) Religião e Campo Simbólico.

Cada um destas áreas desenvolve linhas próprias de pesquisa e ensino, com projetos mais detalhados dentro de cada núcleo.

O público alvo do Programa são graduados e mestres em diferentes áreas, interessados nos estudos da religião. Essa origem multidisciplinar contribui para a construção de um olhar polifônico e complexo sobre o fenômeno religioso.

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC-SP tem como meta maior a de tornar-se referência nacional no campo das Ciências da Religião, além de se equiparar às congêneres estrangeiras no que há de mais avançado no debate acadêmico e de produção intelectual dessa área de conhecimento.

Visando atingir esse objetivo, os professores do Programa têm se esforçado, cada vez mais, no intuito de buscar uma inserção cada vez mais qualificada e atuante nas diferentes associações acadêmicas da área. Vale destacar que temos docentes participando de comitês executivos e de diretorias das mais importantes associações, como a IAHR (International Association for the History of Religion), ANPTECRE, ABHR, SOTER, ABIB e INSeCT (International Network of Societies for Theology).

O Programa está atento, também, para a manutenção e expansão dos contatos e intercâmbios internacionais buscando trazer para o Brasil as novas tendências da discussão internacional na área.

Faz parte, ainda, como um dos grandes objetivos do Programa, o desenvolvimento de ainda recente no Brasil, que podemos denominar por ciências da religião aplicada. A sociedade carece, cada vez mais, de profissionais atuantes que tenham capacidade intelectual para atuarem no campo das ciências da religião. Temos empreendido esforços para que essa discussão ganhe cada vez maior consistência e que possamos ampliar nossas pesquisas nessa direção. Não temos dúvidas que tal fato refletirá, entre outros resultados, numa inserção social mais rica e qualificada de nossos egressos.

Essa dimensão das ciências da religião aplicada aponta, também, para a preocupação cada vez mais presente com os desdobramentos das carreiras profissionais de nossos egressos. Nosso objetivo, nesse sentido, é criar instrumentos para acompanhamento da inserção profissional dos formados por nosso Programa.

Outro objetivo nos horizontes do Programa é o de aprimorar os canais de divulgação científica e de estímulo ao debate acadêmico, principalmente através do crescimento das nossas revistas acadêmicas. O Programa é responsável por duas publicações especializadas: a Revista Eletrônica REVER e a revista Último Andar, com publicações dos alunos.

Campo de atuação do formado em Ciências da Religião

O mestre ou doutor formado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião está habilitado a exercer uma carreira como pesquisador e professor na área, em cursos de graduação e pós-graduação, em institutos de pesquisa e estatística, podendo oferecer seus conhecimentos em várias áreas afins, como a teologia (cursos de graduação), a história, as relações internacionais (diplomacia), o jornalismo e a educação (nesta última, principalmente na formação de docentes para o ensino religioso). Além disso, a consultoria do cientista da religião é cada vez mais requisitada em ONGs dedicadas à promoção social e ao diálogo interreligioso, em empresas e serviços voltados para o turismo religioso e afins. Também começa a despontar uma demanda para a atuação prática do cientista da religião na área judiciária, na Mediação de Conflitos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura