Mustaine: uma relação com Deus, mas não acredita em religião - Por Samuel Coutinho

O frontman do MEGADETH, Dave Mustaine, tem sido incrivelmente franco nos últimos anos, sobre como se tornar um cristão nascido de novo. 

No entanto, apesar de suas declarações sobre o cristianismo e ter adotado uma ideologia bíblica à sua crença pessoal, Mustaine foi recentemente citado dizendo, "Eu não acredito em religião".



Vamos dar uma recapitulada nos laços de Dave Mustaine ligados à religião, nos últimos dois anos. Em uma entrevista em fevereiro de 2012 para o Raleigh Evangelical Examiner, o baixista do Megadeth, David Ellefson, falou sobre estudar a Bíblia com Mustaine. 

"Dave e eu nunca contestamos as escrituras, mas sim, estudamos elas juntos. Dave é realmente um perito em ler as escrituras, especialmente o Antigo Testamento", explica Ellefson. 

"Eu aprendi um pouco com ele ao longo dos anos. Eu acho que o seu conhecimento sobre Moisés é superior ao que eu costumava ter".

Avançando um pouco, apenas algumas semanas mais tarde, durante um bate-papo com o MusicRadar, Mustaine denunciou o casamento gay enquanto mostrava seu apoio ao então candidato presidencial Rick Santorum. 

Quando perguntado se a posição de Santorum sobre o casamento gay conturbou Mustaine, o vocalista respondeu: "Eu sou um cristão. A resposta para isso é não". O vocalista do Megadeth viria a negar apoio a Rick Santorum para presidente.

Apenas algumas semanas depois, Mustaine falou com o LA Weekly sobre a profecia bíblica. "Mesmo se você não acredita em Deus e não acredita na fé, você tem que entender, quando Israel se tornou um país novo, foi uma profecia na Bíblia que virou realidade, e a bíblia foi escrita há centenas de anos", diz Mustaine.

"Além disso, qualquer uma das coisas que ela diz sobre o fim dos tempos, são exatamente as coisas que estão acontecendo agora. Olhe o que está acontecendo lá no Oriente Médio. É uma loucura".

Em março de 2012, Dave falou sobre não querer tocar com "bandas satânicas" e durante a gravação de "Super Collider", Mustaine levou um crucifixo para o estúdio enquanto ele gravava os vocais.

Soa muito religioso, não é? No entanto, em uma nova entrevista com o Nashville Scene, Mustaine disse algo que pode parecer contraditório para muita gente. 

"Eu não acho que a minha fé tenha a ver com minhas letras. Eu tento manter a religião fora delas. Francamente, para mim, eu não acredito em religião. Tenho uma relação pessoal com Deus e com Cristo, e é isso. Eu não pressiono ninguém, isso é particular. Eu meio que deixo guardado".

Embora possa parecer confuso em crer em Deus e em Cristo, mas não na religião, esta passagem do Wikipedia pode explicar o modo de pensar de Mustaine: 

"A palavra religião é por vezes usada como um sinônimo de fé, crença ou, por vezes, um conjunto de tarefas, no entanto, nas palavras do sociólogo Émile Durkheim, a religião difere da crença privada na medida em que seja 'algo eminentemente social'."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura