“O Diálogo na tradição Judaica e Cristã”

A Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP comemora seu terceiro ano de existência com uma Mesa Redonda sobre 

“O Diálogo na tradição Judaica e Cristã”

nesta quinta-feira (31). O evento é gratuito, aberto ao público e deve interessar em especial a pesquisadores, professores e estudantes de graduação de pós em História, Geografia, Ciência Sociais, Serviços Sociais e Teologia.

Participam da mesa o padre Edélcio Serafim Ottaviani (professor de Filosofia da Teologia da PUC-SP), Matthias Grenzer (professor de Bíblia, da Teologia da PUC-SP), Alberto Milkewitz (diretor institucional da Federação Israelita do Estado de São Paulo) e o professor José Luiz Goldfarb (presidente da Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP).

De acordo com Goldfarb, o debate terá múltiplos enfoques, incluindo os ‘Diálogos Bíblicos’ e temas como ‘A Religião na Sociedade Pós-Moderna’, ‘A Relação entre Migrações e Religião’, ‘As perspectivas populacionais para o século 22’ e ‘As religiões nos censos demográficos’.

Segundo ele, a Cátedra de Cultura Judaica tem cursos ministrados que permitem uma compreensão do papel do Judaísmo dentro do panorama da História Universal, mostrando a história do povo judeu dos primórdios bíblicos até o período contemporâneo e enfatizando as complexas relações entre religião, ciência e política.

“Os cursos tiveram cerca de 80% de alunos de fora da comunidade judaica, o que é muito interessante neste mundo que precisa muito dos diálogos entre as diferentes culturas e religiões, como bem mostrou no Brasil o Papa Francisco em sua recente e importantíssima visita”, diz Goldfarb. “Aqui no País ainda é novidade uma Cátedra como essa, mas é uma realidade existente em diversos países”, continua. 

“Como já destacamos algumas vezes, universidades católicas pelo mundo afora mantém estudos dedicados ao Judaísmo; assim como a Universidade Hebraica de Jerusalém mantém uma área de ensino e pesquisa dedicada ao Cristianismo. Por isso, nada mais oportuno que a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo criasse sua Cátedra de Cultura Judaica”, finaliza.

Serviço:

Mesa Redonda; Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP; Campus Ipiranga; Av. Nazaré, 993, São Paulo, SP; grátis; informações: (11) 2065-4619.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura