Seminário Internacional: Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do passado e do presente

Os processos que resultaram no fim da escravidão nas Américas e suas consequências estão na pauta do seminário internacional:

“Emancipação, inclusão e exclusão: Desafios do passado e do presente”

que será realizado entre os dias 28 e 30 de Outubro, na Universidade de São Paulo (USP).

“Raça e ciência” e “Emancipação e gênero: como falar da exclusão sob o ponto de vista das mulheres?” são alguns dos temas das mesas de discussões. 

A coordenação geral do seminário está a cargo de Diana Vidal, Lilia Schwarcz e Maria Helena Machado, todas da USP.

Luiz Felipe Alencastro, da Universidade de Paris/Sorbonne (França), Alberto da Costa e Silva, da Academia Brasileira de Letras, e Kabengele Munanga, da USP, participarão da mesa “Raízes Africanas, Biografias Americanas”.

Já a mesa: “Desafios do século XXI: inclusão e exclusão social” terá coordenação de Antônio Sergio Alfredo Guimarães, da USP, e participação de Didier Fassin, da Universidade de Princeton (Estados Unidos); de Luiz Eduardo Soares, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade Estácio de Sá; e de Cynthia Greive Veiga, da Universidade Federal de Minas Gerais, como debatedora.

O seminário será acompanhado por uma exposição fotográfica de imagens do século XIX, de africanos e de afrodescendentes no Brasil, escravos, libertos e livres, que ficará exposta até 20 de dezembro no Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até a data do evento.

Mais informações:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura