sábado, 9 de novembro de 2013

Festa de Nossa Senhora da Conceição com novo local de saída de procissão de encerramento

Mais uma vez a procissão de encerramento Nossa Senhora da Conceição terá um novo roteiro. Para facilitar a mobilidade do fiéis, a saída acontecerá no Forte do Brum, no Bairro do Recife. No ano passado, a procissão partiu do Marco Zero, dificultando a locomoção das pessoas. 

A Festa do Morro, como é conhecida o evento em reverência à Nossa Senhora da Conceição, começa no próximo dia 29 e seguirá até o dia 8 de dezembro, quando acontece a procissão. 

Este ano, os organizadores também resolveram reduzir o número de barracas licenciadas no morro, ao redor da igreja, no alto do morro, onde acontece também a programação. O número de barracas caiu de 460 para 380. A decisão visa facilitar o acesso dos fiéis, uma vez que está sendo esperado um público de um milhão de pessoas.  A Polícia Militar estará com 250 homens a pé fazendo o policiamento.

Os detalhes sobre a festa foram divulgados nesta manhã de sexta-feira pelo pároco do Morro da Conceição, José Roberto. Este ano, a renda do evento será destinada a construção da nova igreja de São José e do complexo José Operário, no Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife. Os homenageados serão a irmã Maria Apolônia, coordenadora diocesana do Movimento Apostolado da Oração e a Rádio Olinda. 

De acordo com o sacerdote, a procissão de encerramento começa a partir das 14h do domingo, dia 8 de dezembro. A cantora Joanna encerra a noite com show. "A saída está prevista para às 15h. O trajeto será de 7 quilômetros e deve ser cumprido em três horas", explicou o padre. 


Com o tema "Maria, modelo de fé", a festa começa no dia 29, também com uma procissão, que sairá do Sítio da Trindade com destino ao pátio de eventos no alto do morro. No local, o bispo emérito de Nazaré da Mata, Dom Jorge Tobias, celebrará uma missa. 

Ao todo, serão 56 celebrações a cada duas horas. As missas noturnas serão todas presididas por bispos diocesanos, vindos de vários pontos do estado. Pelo terceiro ano consecutivo, a programação cultural terá apenas shows religiosos.




Nenhum comentário: