terça-feira, 26 de novembro de 2013

Igreja da Inglaterra finalmente aprova a ordenação de mulheres ao episcopado

 O Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra votou (20/11/2013) a favor da proposta para permitir a ordenação de mulheres ao episcopado já no próximo ano.

Os membros do Sínodo votaram esmagadoramente a favor da proposta, que também inclui a formação de uma ouvidoria para decidir disputas, com 378 votos a favor, oito contra e 25 abstenções.

Essa votação abre o caminho para a aprovação de bispas, como também de provisão e orientação para as paróquias que hoje rejeitam esse papel para as mulheres.

O ouvidor será nomeado pelos arcebispos, com o apoio de representantes do clero e leigos no Sínodo Geral, e teria o poder de investigar todas as queixas sobre os arranjos para introduzir mulheres bispos em paróquias conservadoras.

Esta votação acontece um ano após o Sínodo Geral votar contra um plano anterior para ordenar mulheres bispas por apenas seis votos, mergulhando a Igreja em crise. 

A igreja recebeu um ultimato em julho, no último Sínodo Geral, de que se o sínodo não se mexesse logo para que mulheres fossem aceitas no episcopado, o parlamento britânico seria então obrigado a intervir na questão.


A proposta será remetida a reunião do Sínodo em Fevereiro do próximo ano para ajustes finais da legislação e resolução das disputas.



Nenhum comentário: