Igreja da Saúde/BA será revitalizada com recursos do Iphan

Datada do início do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória, uma das mais tradicionais de Salvador, será revitalizada.

A notícia, confirmada pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-BA), Carlos Amorim, foi comemorada pelo deputado federal Nelson Pelegrino, que há anos trabalha pela liberação de R$ 4 milhões para a obra, já em fase de licitação, que envolve reforma completa do telhado, da estrutura interna e do taboado. Na primeira etapa de recuperação, foi investido R$ 1,8 milhão.

“É uma igreja histórica, tombada, muito importante para o acervo da nossa cidade”, frisou o deputado.

Preocupado com o mau estado de conservação, Pelegrino chamou atenção para urgência da obra à ministra de cultura à época, Anna de Hollanda, e articulou apoio junto ao Iphan nacional.

Localizada no bairro da Saúde, a igreja começou a ser construída em 1723 e possui um dos primeiros tetos de pintura ilusionista barroca da Bahia. Entre as obras de arte, se destaca: A Assunção de Nossa Senhora, de Domingos da Costa Filgueira, de 1769.

A fachada é em estilo rococó tardio e as terminações das torres, em forma de pera como as da Penha, marcam a sua arquitetura. 

Também possui painéis de azulejos portugueses representando os quatros Evangelistas, os doutores da igreja, Coração de Jesus e Nossa Senhora das Dores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura