Niterói celebra religião – Por Sany Medeiros e Daniela Scaffo

 A Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara de Vereadores de Niterói vai celebrar na sexta-feira, 15/11, a partir das 16h, o Dia Municipal da Umbanda. 

O evento é uma parceria com movimentos sociais que lutam pela liberdade religiosa.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Leonardo Giordano (PT), a ideia de realizar o evento veio após uma audiência pública da Câmara sobre a intolerância religiosa. 

Uma das demandas era criar uma lei municipal em relação ao Dia Nacional da Umbanda. Atualmente, o projeto de lei de nº 166/2013 foi aprovado pela Casa e está aguardando a aprovação do prefeito Rodrigo Neves (PT). 

A instituição do Dia Municipal da Umbanda vem da percepção da importância do papel de Niterói na história da religião e na construção da diversidade religiosa e cultural do país. Para Leonardo Giordano, a liberdade de crença é importante em um país de pluralidade religiosa.

“A Umbanda é uma religião 100% brasileira e traduz a resistência e a identidade negra no país. Em um estado laico é importante que todas as religiões tenham espaço e sejam respeitadas. Estamos ao lado da diversidade e da pluralidade religiosa”, explicou Leonardo.

A celebração terá abertura dos atabaques que estão fortalecendo a bateria da escola de samba do Cubango. Também haverá uma homenagem aos responsáveis por terreiros umbandistas que estarão presentes no dia e ao médium Zélio Fernandino de Moraes.

A Câmara dos Vereadores fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura