Seminário NEMES: Religião, Cinema & Sombra

O Seminário NEMES é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Mística e Santidade, ligado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC-SP. 

Com coordenação geral do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, a organização é inteiramente realizada por membros do NEMES.



Desde a sua certificação pelo CNPq, em 2003, o NEMES vem desenvolvendo estudos sobre as categorias históricas de mística e santidade no universo abraâmico, no neo-platonismo e hermetismo antigo, a partir das frentes metodológicas que constituem o campo das Ciências da Religião, em especial a filosofia, psicologia, teologia, história, literatura e arte.

Essa reflexão conduziu às questões que transitam entre a moral, a teologia e a filosofia nessas tradições: bem e mal, lei, idolatria, amor, vida familiar, sexualidade, morte, Deus e ateísmo, pecado, casamento e adultério, ciência e técnica, temas que vemos refletidos de maneira singular na literatura, no cinema e no teatro da era contemporânea. Assim nasceu o projeto: “A Moral e a Religião entre o Cinema, a Literatura e a Filosofia”, com o objetivo de pesquisar a forma pela qual se dá a relação entre a religião e a moral no âmbito do cinema e da literatura. 

Tem sido analisadas obras de cineastas como o sueco Ingmar Bergman, o polonês Krzysztof Kieslowski, o dinamarquês Lars Von Trier, o americano Clint Estwood, o escritor e dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, o escritor russo Fiodor Dostoievsky, dentre outros, que abordam o sofrimento moral e psíquico, permitindo que se perscrute a maneira pela qual são tratadas a religião e a filosofia em nossos dias.

Categorias como o trágico, a angústia, a melancolia e o niilismo servem de norte para a leitura e análise desses grandes autores. Também os clássicos, tais como as tragédias gregas e Shakespeare, entre outros, estão entre as referências para pesquisa. 

Isto contribui para que se amplie a meta principal do Nemes, de uma verticalização da reflexão epistemológica em Ciências da Religião, traço diferencial e de grande valor que caracteriza o Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC-SP, bem como a formação de um corpo de pesquisadores capacitados a dialogar com a educação e a clínica psicológica na difícil tarefa de reintrodução da “questão religiosa”, uma vez que a sociedade contemporânea começa a perceber que os instrumentos modernos de compreensão do fenômeno religioso (resumidos nas ideias de religião como alienação ou sintoma) não dão conta da demanda social e psicológica em nossa época.

Como resultado das discussões e trabalhos realizados, o NEMES organiza seminários anuais, desde 2008, para apresentar o andamento das pesquisas. Também está em preparação uma obra coletiva com artigos sobre cinema, filosofia e religião.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura