Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade

Inclusão do Círio na lista da Unesco foi aprovada na quarta (04/12). Festa religiosa é realizada há 220 anos.

O Círio de Nazaré foi incluído, na quarta-feira (04/12), na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão foi aprovada durante a Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, realizada durante esta semana na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Segundo a Unesco, com a inclusão do Círio, o Brasil passa a ter quatro bens imateriais inscritos: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa, Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, e o Frevo. Durante a reunião, também será feito um balanço dos dez anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que desempenha papel crucial na promoção da diversidade cultural em todo o mundo.

Repercussão

A cantora Fafá de Belém, devota da Virgem Maria, usou suas redes sociais para comentar a declaração do Círio como Patrimômio Cultural. "A Unesco acaba de reconhecer a fé de nosso povo! Viva a mãe do povo do Pará, viva!", declarou. Para comemorar, a cantora também divulgou um clipe inédito com a música "Nossa Senhora".

Em Belém, a estilista Helma Garcia disse estar muito feliz com a decisão, e que este título é muito forte para os paraenses. "Achei muito bom, porque realmente acredito que o Círio seja a maior manifestaçãoo religiosa do mundo. E o Pará está sendo reconhecido agora também por causa do Círio, porque isso não tem em outro lugar. Quando nos perguntam o que é, a gente não sabe explicar. Tem que vir, ver e participar; e mesmo indo muitos anos, como eu, não tenho palavras para explicar o sentimento que o Círio traz. Fico muito feliz, e acho que o Pará é muito merecedor deste título", afirmou.

Em 2013

O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas do mundo. A grande procissão da festividade é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro. Em 2013, a principal romaria reuniu 2 milhões e 100 mil devotos da Virgem Maria.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Círio de Nazaré é o principal evento turístico do Pará, e atrai o maior quantitativo de visitantes.

Em 2013, Belém recebeu 78 mil visitantes de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maranhão (MA). Deste total, 4 mil turistas são de outros países.

Tradição

A procissão do Círio de Nazaré é realizada em Belém do Pará há 221 anos, desde o ano de 1793, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A grande romaria é realizada no segundo domingo de outubro, mas a Quadra Nazarena, como é chamado o período que reúne as comemorações relacionadas à festividade, começa no mês de agosto e vai até duas semanas após o Círio.

A festividade é centrada na devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Segundo a tradição popular, a imagem da Virgem Maria teria sido encontrada pelo pescador Plácido há mais de 200 anos, no mesmo local onde atualmente está a Basílica de Nazaré.

De acordo com o Iphan, a festividade do Círio é considerada uma das maiores concentrações religiosas do mundo, e foi o primeiro bem cultural inscrito pelo Instituto no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura