terça-feira, 3 de dezembro de 2013

“Pedro Milagroso: o mendigo que virou santo”



Autor: Raylinn Barros da Silva
Editora: KELPS
Ano: 2013


“A obra é fruto de uma pesquisa histórica sobre um mendigo por nome Pedro, que viveu pelas ruas da então recém criada cidade de Araguaína no início da década de 1960. 

O mendigo Pedro era tido como uma pessoa “desajustada” que ora era temido pela população, ora era admirado pelo seu jeito “diferente” de ser, pois vestia túnica como se fosse religioso, as vezes vestia roupas femininas como saia. 

Como bebia e “assustava” a população com seu comportamento “extravagante” foi assassinado de forma violenta e com resquícios de tortura. Após a sua morte a população da cidade começou a atribuir-lhe feitos milagrosos. Sua morte o “redimiu” e há mais de cinco décadas é tido como santo popular, foi “batizado” com o sobrenome Milagroso, agora, Pedro Milagroso. 

O livro buscou resgatá-lo no contexto que ele viveu. Através da pesquisa em fontes escritas e orais, busca fazer a reconstrução desse “estranho” personagem que abalou os costumes e as tradições de uma sociedade conservadora e que estava em pleno processo de formação e afirmação de valores. 

A pesquisa, agora transformada em livro no âmbito da História Regional, já foi apresentada em diversos congressos de história e publicada em forma de artigo científico”.





Nenhum comentário: