quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Seminário de História Religiosa: Espiritualidade, culto e devoções

O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), com sede em Lisboa, na Universidade Católica, tem, desde 2011, uma presença regular e formal no Centro Regional do Porto da Universidade Católica.

Esta presença enquadra-se no âmbito da Faculdade de Teologia deste Centro Regional da UCP, e articula-se com o Gabinete D. Armindo Lopes Coelho, já criado para o estudo da História da Diocese do Porto.

Tem por objetivo apoiar diretamente as atividades que o CEHR desenvolve no Porto e na região Norte.

O presente Seminário de História Religiosa, promovido pelo Centro de Estudos de História Religiosa - Porto, que aqui apresentamos, propõe-se ser um espaço onde Investigadores de várias proveniências, que se dedicam a temáticas ligadas à História Religiosa, tenham a oportunidade de dar (maior) visibilidade aos seus projetos de investigação (já realizados e/ou em curso), partilhando os frutos do seu trabalho.

Desse modo e num ambiente de diálogo/discussão científica, sempre aberto e frutífero com os demais presentes, pretende-se que todos os que nele participem possam cimentar e enriquecer as suas investigações, partilhando e abrindo novas perspectivas de estudo da História Religiosa.

Enquanto Seminário multidisciplinar e de temática abrangente, espera contar com a participação não apenas dos investigadores e colaboradores do CEHR-Porto, mas também do público em geral interessado na(s) temática(s) do mesmo.

O ciclo de 2014, subordinado ao tema: Espiritualidade, culto e devoções é constituído por oito sessões, a realizar de janeiro a junho (seis sessões) e em outubro e novembro (duas sessões), que têm lugar na terceira segunda feira de cada mês, entre as 18h e as 20h, nas instalações da UCP-Porto – Pólo da Foz.

20 de janeiro
Sacramentum Natalis Domini: História, celebração e teologia do Natal numa perspectiva genética
Nuno Duarte Queirós (Diocese de Aveiro)

17 de fevereiro
Quatro "evangelistas" medievais
Alexandre Freire Duarte (FT-UCP)

17 de março
Galegos e castelhanos em Chaves nos séculos XVI e XVII: Alguns contributos para o estudo da atuação da Inquisição na vila de Chaves com base nos processos inquisitoriais
Jorge Ferreira

28 de abril
Percursos da economia da salvação: Os legados pios do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Leça
Marlene Abreu Pinto (CEAUP)

19 de maio
Sigilismo e Jacobeia: caminhos para uma investigação?
Zulmira Santos (CITCEM-FLUP)

16 de junho
A geografia das devoções na diocese do Porto no século XVIII
Helena Osswald (CITCEM-FLUP)

20 de outubro
Herculano e as espiritualidades do seu tempo
Pedro Villas-Boas Tavares (CITCEM-FLUP)

17 de novembro
Dinâmicas identitárias e rituais dos protestantes e evangélicos em Portugal: do século XIX à atualidade
Helena Vilaça (Instituto de Sociologia-FLUP)


Mais informações: 



Nenhum comentário: