Simpósio na FAPESP discute excelência em Educação Superior

Em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a FAPESP promove, nos dias 23 e 24 de janeiro, o:

 Symposium on Excellence in Higher Education

reunindo alguns dos maiores especialistas em educação superior para debater rumos e formas de melhorar a qualidade das universidades e instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Durante o simpósio, serão analisados os principais elementos que caracterizam as melhores universidades de pesquisa do mundo. O objetivo do encontro é discutir formas de viabilizar ações voltadas ao aprimoramento de universidades brasileiras, a fim de melhorar seu posicionamento no ranking de instituições de educação e pesquisa de classe mundial.

Serão discutidos aspectos como produção acadêmica, composição e seleção de líderes em pesquisa, composição de fundos e receitas, padrões e estruturas curriculares e extracurriculares, qualificação, seleção e apoio a alunos em graduação e pós-graduação, valores acadêmicos nas instituições, colaboração internacional, informação, difusão e relações das instituições com a sociedade.

O debate deverá resultar em uma série de indicações e sugestões de ações para universidades, governos e agências de financiamento à pesquisa no Brasil.

Além de FAPESP e ABC, participarão representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), da University of Bath (Reino Unido) e da German Research Foundation (Alemanha).

Para participar, é preciso inscrever-se gratuitamente no endereço:

A programação completa pode ser acessada em:

A FAPESP fica na Rua Pio XI, 1500, no Alto da Lapa. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura