quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fortalecimento da cultura e educação em direitos humanos

A relevância e preocupação em se difundir e promover maior visibilidade às informações e debates sobre a educação dos Direitos Humanos provocou a necessidade de criação de um espaço para promoção dessa temática. 

Nesse contexto, surge o Observatório de Educação em Direitos Humanos (http://www.observatorioedhemfoco.com.br/), um site criado em 2013 que se lança como espaço dedicado à difusão de educação, promoção de debates, aprofundamento de perspectivas teóricas, políticas públicas e práticas sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos.

De acordo com o site, a consciência universal dos direitos humanos é cada vez mais forte no mundo e as diferenças culturais e a luta contra as desigualdades sociais recebem mais visibilidade tanto na esfera mundial quanto nacional. 

Segundo o Observatório de Educação em Direitos Humanos para a sociedade se tornar mais democrática e justa é necessário que a mesma tenha mais acesso aos processos educativos voltados para o fortalecimento de uma cultura de direitos humanos.

O site é promovido pela ONG Novamerica e conta com a colaboração do GECEC (Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura), grupo que é vinculado ao Departamento de Educação da PUC e com parcerias do MEDH (Movimento de Educadores em Direitos Humanos) e do MSE (Movimento Socioeducativo Educar em Tempos Difíceis).

O conteúdo do site é composto por diversos textos e artigos sobre educação em direitos humanos, além de links com vídeos, dicas de leitura, acesso aos materiais pedagógicos e espaço dedicado à divulgação de diversos eventos nacionais que estão agendados para esse ano.


O Observatório de Educação em Direitos Humanos objetiva difundir e fortalecer a construção de uma cultura de Direitos Humanos na sociedade propõe levantar debates de políticas públicas, promover intercâmbio entre setores que atuam na área de educação em direitos humanos, além de disponibilizar vários produtos e matérias pedagógicos direcionados para o desenvolvimento da educação em direitos humanos, tanto para a educação formal quanto para não formal.



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