sábado, 5 de abril de 2014

São Jorge será homenageado com cortejo, cerimônia ecumênica e shows artísticos - Por Chico Terra

No dia 23 de abril uma festa em homenagem à São Jorge será realizada em Macapá com a união de simpatizantes, católicos e adeptos das religiões de matriz africanas, onde é simbolizado pela imagem de Ogun. 

A Confraria Tucuju está organizando o evento com o apoio de devotos, como o músico Jorginho do Cavaco, que há anos faz a festa, e lideranças das religiões que cultuam o santo. O Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá são parceiros da iniciativa.

A Confraria Tucuju, entidade responsável pela preservação de costumes macapaense, abraçou a causa por se tratar de uma tradição enraizada na cultura religiosa da cidade, onde os festejos alcançam um grande número de moradores em várias partes de Macapá. 

“É uma tradição que precisa ser preservada e valorizada. A proposta é unir devotos das religiões que cultuam São Jorge em uma só cerimônia e fazer um grande evento”, diz Zezinho Duarte, responsável pelo projeto.

Assim como em todo Brasil, em Macapá a homenagem será feita com muita devoção, fé, alegria, samba e música regional. O evento tem a parceria da Comissão de Organização da Festa de São Thiago, de Mazagão, que garantiu a presença dos moradores que representaram os dois santos na festa tradicional, montados nos cavalos. Os organizadores estão tomando as providências para que o trânsito não seja comprometido.

A concentração para o cortejo inicia às 16h, no Complexo do Araxá e segue pela orla até o Largo dos Inocentes, onde às 19h será celebrada uma cerimonia ecumênica ministrada pelo padre Paulo Roberto e sacerdotes afros. 

Logo após haverá shows com Lolito do Bandolin, Banda Afro Brasil, Samba de Jorge, Val Milhomem, Joãozinho Gomes, Enrico Di Micelli, Nivito Guedes, Osmar Júnior, Ivo Cannuti e muitos sambistas. O grupo de dança Baraká também faz uma participação especial. A programação encerra com a bateria de Boêmios do Laguinho.


Mariléia Maciel, Assessoria de Comunicação.



Nenhum comentário: