“Virtuosas e Perigosas – As mulheres na Revolução Francesa”

A Livraria Cultura do Shopping Iguatemi receberá a historiadora Tania Machado Morin da USP, autora do livro recém-lançado “Virtuosas e Perigosas – As mulheres na Revolução Francesa” para uma  palestra. 

Tania apresentará o tema do livro  através de  imagens da época, as quais  ajudam a entender a idealização e a demonização da figura feminina na propaganda política  revolucionária. 

“Numa era de rupturas radicais com a ordem política e social estabelecida, as mulheres conquistaram uma medida de liberdade e cidadania", explica Tania Morin.  

A autora falará de algumas personagens que tiveram papel relevante entre as ativistas políticas,   como Olympe de Gouges, autora da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã  e Teresa de Méricourt, a “Amazona da Revolução”. 

A palestrante explicará como 7.000 mulheres do povo marcharam até Versalhes para reclamar pão e cidadania.  Esta insurreição popular obrigou o rei Luís XVI a se mudar para Paris, que voltou a ser o centro político da nação.  





 

Serviço:

Palestra Tania Machado Morin – “VIRTUOSAS E PERIGOSAS  -  
As  mulheres na Revolução Francesa”

Local: 
Livraria Cultura , Shopping Iguatemi , Av. Brig. Faria Lima,   3º piso. 

Data: 
Quinta-feira, 5 de maio 

Horário: 
19:30h

Duração: 
1h30m

Entrada: 
Franca, por ordem de chegada, capacidade máxima 30 pessoas, as senhas serão distribuídas 1 hora antes do evento, em frente à sala.

Classificação: 
Livre



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura