Livro sobre tolerância religiosa será lançado na sexta - Por Geilson Gomes e Kátia Susanna

Livro traz elementos filosóficos que ajudam a entender o tema. 

'Tolerância Civil e Religiosa em John Locke'

Este é o nome do livro do filósofo e professor, Saulo Henrique Souza, que será lançado na próxima sexta-feira, 30/05, às 18h, no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe.

De acordo com o autor, o livro traz a tona um tema atual e necessário no debate sobre a aceitação das diferenças, seja ela no campo religioso, cultural ou moral. “Como tolerar religiões diferentes em uma mesma sociedade. Foi este o debate central colocado por Locke no período pós reforma protestante”, fala.

“No período, várias religiões foram criadas a partir da ruptura com o cristianismo defendido pela Igreja Católica. Locke foi um dos influenciadores do debate sobre a tolerância. Nos tempos atuais, percebemos que algumas religiões sofrem preconceito, principalmente, as religiões de matrizes africanas”, conta.


Saulo lembra o episódio de um juiz do Rio de Janeiro que não considerou o Candomblé e a Umbanda como religiões. “A questão de que o estado não pode legislar sobre a religião é ainda um tema debatido e enfrentado pela sociedade contemporânea. O exemplo do Rio é claro nesse sentido”.

Ele, que também é doutorando na Universidade Federal da Bahia (UFBA), ainda acrescenta que o livro vem abordar os princípios filosóficos da tolerância. “Em uma sociedade complexa e diversificada, entender os princípios filosóficos da tolerância é fundamental na construção de uma sociedade onde as diferenças sejam respeitadas”, conclui.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura