domingo, 22 de junho de 2014

Muçulmanos montam tenda em Cuiabá e divulgam islamismo na Copa


Cerca de 100 mil livros devem ser distribuídos durante o período da Copa. Torcedores da Bósnia e Nigéria são alvos da iniciativa.

No período da Copa do Mundo em Cuiabá, turistas poderão conhecer mais sobre o islamismo em uma tenda montada na região central da cidade. Livros e guias sobre a religião islâmica são distribuídos de graça aos visitantes. 

Cerca de 100 mil livros foram trazidos para a capital mato-grossense pela Wamy (Assembleia Mundial da Juventude Islâmica) e até o momento, cerca de 15 mil exemplares já foram distribuídos, conforme o sheikh Omar Omama, líder religioso da comunidade muçulmana em Cuiabá.

A expectativa é que mais turistas visitem a tenda com a chegada dos torcedores da Bósnia e Nigéria, já que nesses países a religião predominante é o islamismo. O líder religioso conta que muitos torcedores desses países já passaram pela tenda nesta semana e alguns já até foram aos cultos realizados na mesquita de Cuiabá. 

"Eles chegam nos hotéis e perguntam se há alguma mesquita e onde ficam os restaurantes com a culinária islâmica. E os hotéis nos indicam, já sabem da mesquita", explicou o sheikh Jihad Hammadeh, diretor da Wamy.

Hammadeh contou que os livros e guias são entregues a toda a população, sem distinção de religião. “Não perguntamos a religião das pessoas. Percebemos pelas perguntas delas, pela curiosidade. Já os mulçumanos se identificam de início. É uma forma também de levar a nossa cultura a todas as pessoas”, comenta. Jihad observa a importância do projeto para que o turista mulçumano se sinta bem recepcionado e volte para o seu país de origem com uma boa imagem do Brasil.

“Muitos deles nem sabem que existem mulçumanos aqui [em Cuiabá] e quando nos encontram ficam surpresos”, disse Hammadeh. Segundo o sheikh, a Wamy é uma entidade internacional reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele conta que o projeto foi intitulado: 'Paz é a mensagem do Islam', pois a comunidade islâmica acredita que o tema engloba todos os pontos.


O projeto é desenvolvido em todas as cidades sedes da Copa do Mundo. Em Cuiabá, a distribuição de livros é feita no calçadão da Rua Antônio João, no Centro da capital. Nos próximos dias a tenda deve circular pela região central. A mesquita fica localizada na Rua Baltazar Navarros, Bairro Bandeirantes, em Cuiabá.



Nenhum comentário: