O mundo dos mantras – Por Johny Cândido

No início da propaganda do Movimento Hippie, nos anos 60 e 70, havia um slogan que dizia: "Mais barato que a maconha, mais doce que o ácido, e não dá ressaca" referindo-se ao mantra Hare Krishna.

A semana começou e o desafio foi posto em pauta. Na ultima segunda-feira (14/07), fui informado que faria uma matéria sobre Hare Krishna. O que? O que é isso? É religião? É seita? É a música Mantra do cantor Nando Reis? É uma organização de rips? Foram essas as perguntas que me passaram pela cabeça, e acredito que algumas pessoas leigas sobre o assunto se perguntam também.

A partir desse momento começou a jornada e novas perguntas surgiram. Onde procurar? Quem entrevistar? O que falar? Como começar o texto? Durante toda semana pensei na melhor forma de descrever sobre um assunto que eu não tinha conhecimento e a melhor forma encontrada, foi compartilhar com vocês leitores minhas dúvidas iniciais.

Muitos já ouviram falar essa palavra Hare Krishna. Mas você sabe o que realmente significa? Se a resposta for “não”, sem problema. Pois eu já ouvi essa pronuncia, mas nunca parei para ler ou pesquisar sobre. Para esclarecer essa duvida o DM Revista invadiu esse universo religioso, filosófico e cultural.

Em busca de uma religião e filosofia de vida 

O terapeuta holístico Francisco Carlos Amaral, 50, conheceu o Movimento Hare Krishna há 28 anos, no ano de 1986 aqui na Capital mesmo. “Na época eu estava querendo tudo que fosse possível em termos de religião e filosofia, um dia no centro na cidade lá Rua 3 esquina com a rua do lazer, tinha um Hare Krishna montando uma banca com livros e incensos para vender, eu vi e me aproximei. Parei para pedir informações, fui ao templo e comecei minha trajetória dentro da religião”, relembra.

O significado de Hare Krishna para Francisco e a sociedade Krishna, é energia de Deus, sendo tudo que existe provem do Senhor. De acordo com a explicação nós humanos somos Hare, pois somos filhos de Deus, animais, plantas e tudo que a na terra. Até mesmo as cadeiras, mesas, computador, partindo do principio que a matéria prima transformada é fornecida por Deus,o homem apenas transforma essas energias Hare.

Hare Krishna não é uma seita e sim uma religião, pois não é algo fechado ou restrito, a religião é aberta para todos independente de status social, sexo, credo, cor. Para os Krishnas, Deus é um só, nos Vedas é dito que as formas e nomes de Deus são infinitos, assim como as ondas do mar. “Chamamos Deus de Krishna que é um dos nomes e uma das formas do Ser Absoluto e Supremo”, diz Francisco.

Não comer carne, não praticar sexo ilícito, não praticar jogos de azar e não usar intoxicantes são os princípios regulativos do Hare Krishina, e Francisco já os fazia antes de conhecer o movimento. 

“Esses quatro princípios de vida, existem para nos possibilitar a restrição dos sentidos materiais e assim a nossa consciência vislumbra outras esferas e dimensões. Não existe repressão, pois isto não leva a nada. Mas uma pessoa pode gostar muito de comer doces e caso ela não restrinja a quantidade de açúcar, pode ficar doente, portanto ela não deixa de comer apenas regula a quantidade a ser ingerida. Não existe regras rígidas e inflexíveis, seguir ou não depende do livre arbítrio”, explica.

“Somos almas espirituais vivenciando uma experiência humana num mundo temporário, nosso objetivo principal é reviver a nossa consciência verdadeira através do cantar do Maha Mantra e desta forma nos libertar de qualquer sentimento negativo de medo, angustia, ansiedade, depressão. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é o que praticamos. Krishna ou Deus é a raiz da criação e tudo que existe é parte e parcela dele ou filhos do Senhor, quando amamos a Deus conseguimos amar a todos”, afirma Francisco.

O que é Hare Krishna?

A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna é uma associação religiosa, filosófica e cultural derivada do Hinduísmo vaishnava. Foi fundada em 1966 na cidade de Nova Iorque, pelo pensador indiano Abhay Charanaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada ou Srila Prabhupada. Também é conhecida popularmente como Movimento Hare Krishna e atualmente possui mais de 350 centros culturais, 60 comunidades alternativas, 50 escolas e 60 restaurantes no mundo todo.

A partir da década de 1970, sob a liderança de Hridayananda Goswami, o Movimento Hare Krishna chegou ao Brasil, onde estabeleceu diversos templos e comunidades nos anos que se seguiram.

Propósitos Hare Krishna

Ao fundar o Krishna, Srila Prabhupada elaborou sete propósitos para a união no espírito de devoção, cultivando a pura consciência a serviço amoroso de Deus. Sendo eles:
  • Propagar o conhecimento espiritual entre a sociedade em geral e educar todas as pessoas nas técnicas da vida espiritual a fim do desequilíbrio de valores na vida e alcançar a verdadeira unidade e paz mundial.
  • Propagar a consciência de Krishna, como é revelada no Bhagavad-gita e no Srimad Bhagavatam.
  • Unir os membros da sociedade de modo a desenvolver a idéia, entre os membros e a humanidade em geral, de que cada alma é parte integrante da qualidade de Deus.
  • Ensinar e encorajar o movimento de sankirtana, canto congregacional dos santos nomes de Deus, conforme é revelado nos ensinamentos do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu. 
  • Ter um lugar sagrado de passatempos transcendentais, dedicado à Personalidade de Krishna.
  • Manter os membros unidos com o objetivo de ensinar um modo de vida mais simples e natural.
  • Cumprir os propósitos da religião, publicar e distribuir periódicos, revistas, livros e outros escritos.

Princípios reguladores

O Hare Krishina estabeleceu quatro regras morais indispensáveis para que se possa levar uma vida sadia, pura, civilizada e mais próxima de Deus, de acordo com os princípios dessa religião.

  • Não comer carne vermelha, peixe, ovos, frutos do mar ou seus derivados. A religião propõe o lacto-vegetarianismo, sendo que todos os alimentos oriundos de animais são considerados impróprios para o consumo, e a proteção às vacas é especialmente estimulada, por serem elas os animais mais queridos.
  • Não praticar sexo ilícito. Relações sexuais só são autorizadas entre um homem e uma mulher casados, com o objetivo de gerar filhos conscientes. Não participar de jogos de azar que desperta a ira, a inveja, a ansiedade e a cobiça, e não condizem com um modo de vida e de sobrevivência honesto e honrado.
  • Não usar intoxicantes, o que inclui a abstinência absoluta de bebidas alcoólicas, tabaco, maconha, cocaína, LSD, drogas em geral, chás alucinógenos e produtos à base de cafeína. Cebola e alho também são proibidos.


Francisco Carlos Amaral deixa uma mensagem:

“A consciência Hare Krisnha é riquíssima pois é uma religião que abrange todos os setores da nossa vida política, religiosa, cultural, filosofica. Ela nos oferece um leque de oportunidades para que possamos praticar yoga de uma maneira fácil, alegre e leve. Desta forma aperfeiçoar nossas vidas e no final de nossa existência física podermos voltar ao lar supremo.”

Ele agradece a oportunidade de falar sobre a religião e deixa seus contatos para quem se interessar em conhecer mais.

Contatos: (62) 8194 1676 / franciscocarlosamaral@hotmail.com 


Local físico em Goiânia: Casa de Cultura Hare Krishna de Goiânia, Local: Avenida República do Líbano, nº 1.136, Setor Aeroporto, Núcleo de Yoga Arte e Corpo, aos domingos, a partir das 17h. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura