Cáritas lança projeto inspirado na espiritualidade e promoção da paz

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, a Cáritas lança no Brasil o projeto: 

10 Milhões de Estrelas


Na sede nacional da entidade, em Brasília, às 19h. 

A iniciativa será lançada em um momento de celebração e reflexão da Cáritas Brasileira, quando a organização comemora 58 anos de atuação junto a comunidades empobrecidas em todo o país.

"Estrelas sempre estiveram presentes na espiritualidade dos povos e igrejas inspirados na tradição bíblica. A espiritualidade que provém da mística das estrelas revela-se na ternura e no cuidado de Deus para com a natureza e a humanidade”, assinala a entidade.

10 Milhões de Estrelas será uma ação permanente, realizada a cada ano, na perspectiva da espiritualidade, da promoção da paz e da justiça social. Junto com esse tema, serão assumidos, anualmente, temas sociais que tornem concreta a promoção da paz e o compromisso com as pessoas empobrecidas.

Em 2014, a Cáritas assumiu o tema da Campanha Mundial: "Uma família humana: pão e justiça para todas as pessoas”

Assim, espera-se que o Projeto 10 Milhões de Estrelas adote um processo pedagógico para pautar questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, "mas que também provoque a solidariedade, formando uma verdadeira constelação humana, pela Paz e contra a fome e a pobreza extrema”.

Segundo a Cáritas, O ato que identificará os participantes dessa "constelação solidária” será o acender de velas na noite de Natal, nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos. 

"Será um gesto concreto de nossa solidariedade, uma prática de sensibilização da sociedade e de todas as pessoas como uma só família humana. Quanto mais forem as estrelas, mais iluminarão. A cada ano, essa ação será repetida coletivamente, num pedido de paz e unidade, por outro mundo que já estamos construindo”.

Sobre a Cáritas Brasileira


Com quase 60 anos de história, a Cáritas é uma rede solidária de mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, em todo o país. Nos últimos 10 anos, a rede auxiliou mais de 300 mil famílias e contribuiu para a transformação de suas vidas, devolvendo a elas a esperança de novas conquistas. Nacionalmente, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura