Especialistas discutirão Ensino Religioso durante seminário em Belém - Por Ize Sena


Inicia hoje, quinta-feira (06/11), às 18h30, o 

XII Seminário Nacional de Formação de Professores
(XIII Sefoper)

Promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do curso de Ciências da Religião e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. 

O evento será realizado no prédio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o Centur. O evento terá debates entre especialistas, no âmbito da pesquisa e das práticas pedagógicas das Ciências da Religião, nos dias 7 e 8. 

O objetivo é reunir professores da Educação Básica, docentes de ensino superior e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

No seminário serão disponibilizados 13 espaços pedagógicos destinados a apresentações científicas. Oito Grupos de Trabalhos (GTs) totalizam a divulgação de 70 comunicações orais e 30 pôsteres.

No XIII Sefoper também serão lançados sete novos títulos relacionados à temática: Religiões no Brasil, dos autores Antonio Carlos Magalhães, Taissa Tavernard, Douglas Conceição, Marlise Duarte, Josias da Costa, Saulo Baptista e Henry Willians; Religiões Afro: introdução, associação e políticas públicas, da autora Daniela Cordovil; Enfoques religiosos, dos autores Douglas Conceição, Manoel Morais, Marise Duarte, Saulo Baptista, Taissa Tavernard, Henry Willians, Antonio Carlos Magalhães e Daniela Cordovil e Ensino Religioso na escola pública, do autor Raimundo Mota.

Socialização

Organizado pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), o Seminário visa a reflexão e a socialização de estudos e experiências pedagógicas relacionadas aos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento do Ensino Religioso no contexto da diversidade cultural religiosa, e em uma perspectiva interdisciplinar.

Este ano, a temática é Ensino Religioso, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Direitos à Aprendizagem: pesquisas e práticas pedagógicas. 

“Queremos possibilitar aos participantes um encontro de debates. O Ensino Religioso é uma área de conhecimento que está na Educação Básica, mas ainda há controvérsias sobre como trabalhar esse ensino voltado à interculturalidade. Vamos discutir como trabalhá-lo a partir das múltiplas crenças e religiões existentes no Brasil, principalmente na Amazônia”, destacou Lourdes Silva, coordenadora do evento e do curso de Ciências da Religião da Uepa.

A Uepa é pioneira no Brasil na oferta da formação de docentes para o Ensino Religioso e de pesquisadores das Ciências da Religião. 

“A realização deste evento em Belém significa a consolidação de esforços. A Uepa começou corajosamente esse processo do curso em 2000, e percebemos que ele é um processo exitoso, que abrange não apenas a graduação, como também o mestrado”, completou a coordenadora.


Ize Sena - Universidade do Estado do Pará




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura