quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Jornadas na UCP dedicadas às “intrigantes linguagens da fé”


Decorreu na sexta-feira dia 14 de novembro mais uma edição das Jornadas de Teologia Prática em Lisboa na Universidade Católica Portuguesa subordinadas ao tema: 

as “intrigantes linguagens da fé”. 

Esta iniciativa que já vai na sua 5ª edição é um projeto da Faculdade de Teologia e do Instituto de Ciências Religiosas da UCP, em parceria com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Teologia Prática um conceito que abordamos hoje aqui na nossa rubrica: “Sal da Terra, Luz Mundo”.

A Jornada de Teologia Pratica deste ano de 2014 teve como coordenador o teólogo e antropólogo Alfredo Teixeira. No lançamento deste evento em entrevista ao Programa Ecclesia da RTP2, Alfredo Teixeira afirmou que a teologia prática é um conceito que parte da comunidade cristã para a ela mesma regressar, ou seja, trabalha desde o terreno eclesial mobilizando competências teológicas específicas partindo da realidade social.

O teólogo Alfredo Teixeira considerou nesta entrevista ao Programa Ecclesia que “dar testemunho implica sempre traduzir, implica de alguma forma receber uma mensagem e encontrar maneira de a tornar comunicante, traduzível, e nesse sentido o problema das linguagens da fé torna-se um lugar óbvio para a discussão teológica”.

Alfredo Teixeira considerou ainda que esta jornada de teologia "tentou responder a um desafio crucial em todos os momentos da história das comunidades cristãs” que é: de que forma é que as comunidades dão “testemunho” daquilo em que acreditam.

Na edição deste ano das Jornadas de Teologia Prática estiveram presentes oradores de várias áreas como foram o jornalista Francisco Sarsfield Cabral, a atriz Maria do Céu Guerra e a escritora Alice Vieira. 

Concretamente, a escritora Alice Vieira lamentou a falta de leitura bíblica que existe na sociedade portuguesa, em especial “entre as crianças”, facto que está a gerar adultos “menos cultos” e "incapacidade para resistir". 

Alice Vieira participou na conferência «As artes de narrar a Bíblia», onde apresentou o processo de escrita do livro: «Histórias da Bíblia Para Ler e Pensar», da sua autoria.

“Enquanto as crianças não lerem as histórias da Bíblia, estaremos a criar adultos menos cultos”, sublinhou Alice Vieira que declarou que na “Sagrada Escritura encontramo-nos a todos: por vezes não gostamos de nos ver, mas é o nosso retrato”.

Lançadas em 2009, as Jornadas de Teologia Prática são um projeto da Faculdade de Teologia e do Instituto de Ciências Religiosas da UCP, em parceria com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.


Sal da Terra, Luz do Mundo é aqui na Rádio Vaticano em língua portuguesa (RS).




Nenhum comentário: