Apesar do desagrado do Partido Comunista, cada vez mais chineses celebram o Natal


Faixas de "Feliz Natal" são expostas abertamente nas ruas comerciais do país.


Faixas de "Feliz Natal!" são expostas abertamente nas ruas comerciais da China comunista. "É um sério desafio", de acordo com a Academia Chinesa de Ciências Sociais, que vê no crescente interesse dos chineses pelo Natal "um novo avanço da cristianização".

Nas grandes cidades, muitas lojas e ruas comerciais estão vestidas com as cores natalinas. Há imagens de Papai Noel, árvores de Natal e canções de Natal por toda parte. Alguns acham que tudo é uma abordagem puramente comercial; outros que é o apelo cultural da modernidade, associada com o Ocidente.

"O frenesi de Natal"

Entre as entidades intelectuais mais próximas do poder central, este fascínio pelo Natal é observado com cautela, quando não com hostilidade. 

O fenômeno é visto como “contrário ao espírito de patriotismo” defendido pelos líderes chineses. Em maio passado, a Academia Chinesa de Ciências Sociais publicou um livro que detalha os "mais sérios desafios" que estão surgindo no país. 

Foram citados explicitamente quatro: os ideais democráticos exportados pelas nações ocidentais, a hegemonia cultural ocidental, a disseminação da informação através da internet e a infiltração religiosa.

Em artigo publicado pela organização Churches of Asia [Igrejas da Ásia], um grupo de dez estudantes de doutorado analisa o fenômeno denunciado como "frenesi do Natal" e apela ao povo chinês para rejeitá-lo. 

Segundo os estudantes, a “febre do Natal” na China demonstra a perda da primazia da “alma cultural chinesa” e o colapso da “subjetividade cultural chinesa”. Eles convidam seus compatriotas a terem grande cuidado com o que consideram “um novo avanço da 'cristianização'” em seu país.


Confira alguns destaques do texto:


"Festa da Sagrada Natividade" nas escolas

"O pior é que, nos jardins de infância e nas escolas primárias e secundárias, os professores compartilham com as crianças a ‘festa da Sagrada Natividade’, montam ‘árvores do nascimento de Jesus’, distribuem ‘presentes pelo nascimento de Jesus’, fazem ‘cartões do nascimento de Jesus’ e, assim, imperceptivelmente, semeiam na alma das crianças uma cultura importada e uma religião estrangeira".

"Ausência total de valores"

"... A perda total de referência ética, a moralidade em decadência, a falta de sinceridade e um nível insuficiente de cultura leva os chineses a buscar um porto seguro para o seu corpo e para a sua alma; a perturbação mental causada pelo ‘desencantamento’ da modernidade, junto com a ausência total de valores, tem incentivado as pessoas a redescobrirem o sentido da vida religiosa. Além disso, a festa de Natal é orquestrada e utilizada por fabricantes e varejistas como um grande evento comercial com fins lucrativos".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura