Chocolate põe placa religiosa na entrada de Americana - Por Thomaz Fernandes


Os visitantes de Americana que entrarem pela Avenida Antônio Pinto Duarte vão se deparar com uma placa com os dizeres:

 "Essa cidade pertence ao senhor Jesus Cristo". 

Ela foi inaugurada ontem pelo prefeito interino Paulo Sérgio Vieira Neves, o Paulo Chocolate (PSC). Para especialista, a ação pode gerar questionamento judicial com base no princípio do Estado laico. O valor da colocação da placa não foi divulgado.

A placa foi apontada por Chocolate praticamente como um compromisso político, pelo fato dele ter defendido a medida quando ainda era vereador. 

"Eu sempre defendi a colocação dessa placa. Sumaré tem, Campinas tem, Limeira, Nova Odessa tem e, agora, graças a Deus, nós colocamos", afirmou.

Evangélico, o prefeito interino inaugurou o marco próximo ao portal da cidade, ao lado de um pastor.

Questionado se o ato religioso não feria a Constituição, uma vez que o estado é laico, o prefeito interino apontou para marcos de boas-vindas colocados pelo Rotary e pela Maçonaria. Nenhuma das duas é, no entanto, uma religião.

Para o professor de Direito Constitucional e Público da Fundação Dom Cabral, do Rio de Janeiro, Cláudio Araújo Pinho, a medida pode ser questionada judicialmente, mas não se configura um crime.

Segundo Pinho, a manifestação religiosa do poder público gera questionamentos por não ser abrangente a todas as religiões, o que pode resultar até mesmo em um questionamento jurídico. O professor explicou que, no entanto, o gesto de Chocolate é comum e está atrelado à cultura brasileira.

"No plenário do Supremo, por exemplo, há um crucifixo católico. Há um fator cultural que influencia nessa questão, pela formação católica do País", disse.


O advogado afirmou que as decisões do Estado não podem se pautar por conceitos religiosos, mas a presença dessas influências no dia a dia não é vista como um crime. 

"Há feriados nacionais em datas da religião católica. Essas atitudes não são desejáveis, em nome do bom senso", avaliou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"