Fraude financeira é descoberta em ordem franciscana


Uma ramificação da ordem franciscana da Igreja Católica, que administra igrejas e conventos em 110 países, disse que uma fraude por parte de alguns dos seus monges fê-la cair em graves dificuldades financeiras.

A revista italiana Panorama publicou uma reportagem na sua edição mais recente na qual diz que dezenas de milhões de euros em recursos da Ordem dos Frades Menores (OFM) foram investidos em empresas de fachada no estrangeiro.

O frade Michael Perry, diretor da OFM, disse que uma investigação interna revelou "um número questionável de actividades financeiras conduzidas por frades aos quais era confiada a gestão do património da ordem".

Numa carta publicada no site da OFM, Perry disse que a ordem estava em “grave, e eu destaco grave, dificuldades financeiras, com um significativo fardo de dívidas”.

A carta, endereçada a todos os frades, diz que o tesoureiro-geral da ordem renunciou ao cargo, mas não deu mais detalhes.

A OFM é uma das quatro principais ramificações da ordem Franciscana Romana Católica, fundada por Francisco de Assis no século XIII. 

O convento e basílica localizados em Assis, cidade natal de Francisco na região central de Itália, são geridos por outra ramificação dos franciscanos, os Frades Franciscanos Conventuais.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura