Especialistas põem o bloco na rua e comentam a Festa do Rei Momo – Por Ricardo Viveiros


Pesquisadores do Mackenzie analisam os diversos aspectos do Carnaval 2015

Os professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie estão prontos para analisar os principais temas relacionados a maior festa popular do Brasil. 

Produzimos uma lista de fontes que estão disponíveis para colaborar com as pautas que vão desde política e comportamento até saúde e nutrição. 

Vejam a lista abaixo e caso queiram falar com algumas fontes entre em contato pelo: imprensa@mackenzie.br

Saúde: dicas de como estar em forma para acompanhar o Carnaval

Érico Chagas Caperuto é professor de educação física.
Possui graduação em Bacharelado Em Educação Física pela USP, mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela USP e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela USP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Educação Física e Fisioterapia, Professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Pós Graduação e Graduação em Educação Física e no curso de Pós Graduação em Ciências do Envelhecimento. Diretor técnico do Instituto de Ciência em Nutrição e Performance. Consultor na área de Suplementos Alimentares.

O Carnaval e sua linguagem midiática

José Maurício C. Moreira da Silva é professor do curso de publicidade e propaganda.
Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica (bolsista do CNPq) também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de Doutoramento (Bolsa Capes PDEE) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho em Portugal. Seu principal objeto de pesquisa é o carnaval e seus processos comunicativos e midiáticos.

Movimento da economia no Carnaval 2015

Agostinho é professor de economia.
Doutor em Ciências pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana-Champaingn/USA. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo.

Carnaval e religião

Rodrigo Franklin de Sousa é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião.
Doutor em Letras pela University of Cambridge (Reino Unido - 2008). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande - antiga UFPB - Campus II (2000), e formação em Teologia (M.Div.) pelo Covenant Theological Seminary (EUA - 2004).

Cuidado com as lesões no carnaval

Daniel Rogério Ferreira é professor de fisioterapia.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1998). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação, fisioterapia em: ortopedia, traumatologia, esporte, reumatologia, exames complementares e ortopedia pediátrica.

Manifestações populares e o Carnaval

Denise Paiero é professora do curso de jornalismo.
Doutora (2012) e Mestre (2005) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1995).

Ética e humor: as máscaras dos políticos no Carnaval

Gerson Moraes é professor de ética.
Professor de História, Bacharel em Teologia, Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP, Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP - UNICAMP. Tem experiência nas áreas de História, Filosofia, Política, Ética e Sociedade. Atua principalmente nos seguintes temas: Campo Político e Campo Religioso; Filosofia e Política; Mídias na Contemporaneidade.

Carnaval e os relacionamentos na Festa de Momo

Aurélio Melo é professor de psicologia.
Possui graduação em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Política e Carnaval: uma parada estratégica nos conflitos nacionais

Rodrigo Prando é professor de sociologia.
Possui Graduação em Ciências Sociais (1999), Mestrado em Sociologia (2003) e Doutorado em Sociologia (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

A infraestrutura para a maior festa popular do planeta

Valter Caldana é diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Estruturas Ambientais Urbanas) FAU-USP (1994) e doutorado em Projeto de Arquitetura (Estruturas Ambientais Urbanas) FAU-USP (2005).

Sociedade: As manifestações populares; do Carnaval de rua à grande indústria cultural. O excesso de exposição do corpo (homens e mulheres) e o impacto do turismo sexual no “país do Carnaval”

Rosana Schwartz é professora de comunicação integrada.
Doutora em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2007). Professora Pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 1999. Graduação em Comunicação Social: habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Mobilidade Urbana: falta de organização para ajudar o folião

Luiz Vicente Figueira de Mello Filho é professor de gestão ambiental com foco em mobilidade urbana e meio ambiente.
Mestrado em Engenharia Automotiva pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009), pós-graduação em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2005), possui graduação em Administração de Empresas (2002) e em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999).

A História do Carnaval no Brasil e no Mundo

Lidice Mayer é professora e antropóloga.
Pós-doutorado em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo (2014) e doutora em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2005).

A história do Rei Momo no Brasil e o Carnaval das Marcas

Selma Felerico é professora de publicidade e propaganda.
Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1985), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).

Crise hídrica: o Carnaval sem água

Antonio Eduardo Giansante é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor convidado da Universitè de Metz e do Politecnico di Bari. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, saneamento ambiental (sistemas de esgotos sanitários, de abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem urbana) e sistema de informação geográfica.

O Carnaval da selfie 

Celso Figueiredo é professor de mídias sociais.
Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1993), mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008).

Prepare-se - alimentação saudável na folia

Marcia Nacif é professora de Nutrição.
Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1999), especialização em Nutrição Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2007).

Para entrevistas, entre em contato através do e-mail: 
imprensa@mackenzie.br


Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Informações para a imprensa:

Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br 

Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Alvaro Bufarah; 
alvaro.bufarah@viveiros.com.br; 
11 2766-7048

Jéssica Almassi; 
jessica.almassi@viveiros.com.br; 
11 2114-8016

Rodrigo Freitas; 
rodrigo.freitas@viveiros.com.br; 
11 2114-8576

William Prado; 
william.prado@viveiros.com.br; 
11 2114-8016

Beatriz Massi; 
beatriz.massi@viveiros.com.br; 
11 2766-7048

Celular de plantão: 
11 98169-9912

Twitter: 
@RVComunicacao
Site: 
viveiros.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura