terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Filhos, mães e pais de Santo lavam as escadas da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Centenas de filhos, mães e pais de Santo de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras participaram na manhã da segunda-feira, 02/02, da: 

10ª Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Padroeira do município ao qual empresta o nome. Como 2 de fevereiro também é o Dia de Iemanjá, os féis da religião Afro aproveitam a coincidência das datas para festejar a rainha das águas.

Antes da lavagem, os seguidores de Iemanjá se concentraram na prainha do Porto Grande, de onde saíram em cortejo com a imagem da santa até o centro da sede de Socorro, local em que fica a igreja matriz. 

Segundo o pai de Santo, Cicinho, do conjunto Jardim, o ato de lavar as escadas de uma igreja católica tem por objetivo demonstrar aos seguidores de outras religiões que a Umbanda é do bem.

“Para o nosso Axé, a lavagem representa prosperidade, renovação e purificar a alma e que 2015 seja um ano de fartura. É também para desfazer a imagem que muitos têm de nós, que somos uma seita satânica, do mal. O Candomblé é do bem, é uma religião como qualquer outra. Temos consciência que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma e Iemanjá é outra divindade, a mãe de todos os orixás”, esclareceu pai Cicinho.

Quem também participou da lavagem das escadarias foi a conhecida mãe de Santo, Marizete, de Aracaju, que abençoou a todos e agradeceu o apoio da Prefeitura de Socorro para a realização do evento.

A primeira-dama e deputada estadual, Sílvia Fontes, acompanhou ao lado do prefeito Fábio Henrique, toda a celebração. 

“Todos sabem que sou católica, mas desde o primeiro ano acompanhamos e apoiamos a lavagem das escadas da igreja matriz, numa demonstração de respeito que esta administração tem por todas as religiões com fiéis em Nossa Senhora do Socorro”.

O prefeito Fábio Henrique, reforçou o respeito que Socorro tem com todas as manifestações religiosas e convidou os presentes para a festa da padroeira no próximo final de semana, iniciando no sábado à noite a parte social com apresentações de bandas na sede. Ele também anunciou para a manhã de domingo, 08/02, a inauguração da Nova Orlinha do São Braz, pelo governador Jackson Barreto.

Participaram da 10ª Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, representantes de cerca de 30 terreiros, sendo 22 de Socorro e os demais de Aracaju, Laranjeiras e São Cristóvão. No encerramento os participantes receberam como lembrança um DVD com imagens do evento de 2014.

Também acompanharam o ato religioso os secretários municipais de Cultura, Renata Braz, de Finanças, Carlos Américo, de Saúde, Saulo Eloy Filho, de Obras, Thiago Souza, de Assistência Social, Iara Maria, do Planejamento, Gledson Oliveira, de Administração, José Menezes, de Transportes, Klewerton Siqueira, da Juventude, o vereador licenciado Betinho, de Comunicação, Henrique Matos e o coordenador municipal da Defesa Civil, inspetor Givaldo Góis. Os vereadores Seu Rodrigues, Gel e Jó do Sobrado.


Prestando apoio estavam a Guarda Municipal, a SMTT e as Secretárias da Saúde e da Cultura.




Nenhum comentário: