Vídeo traz denúncias da Igreja contra os impactos da mineração na América Latina


Megaminas a céu aberto, desmatamento e expulsão de famílias e inteiras comunidades. Povos indígenas e comunidades quilombolas ameaçados por interesses mineradores sobre seus territórios. 



Poluição das águas, da terra e do ar. Processos de escoamento do minério que impactam centenas de comunidades ao longo dos minerodutos ou das ferrovias, que exportam a grandíssima maioria de nossos minérios. Conflitos e manifestações populares, espionagem e criminalização das lideranças.

Apesar de tudo isso, a mineração no Brasil pretende aumentar de três a cinco vezes nos próximos 20 anos. A proposta do novo Código de Mineração, cada vez mais criticada por comunidades, sindicatos, movimentos sociais e entidades do país inteiro, visa a flexibilizar a legislação, para facilitar os interesses das empresas mineradoras.

Diante desse contexto, comunidades atingidas são apoiadas, assessoradas e defendidas também pelas igrejas. A Igreja Católica se posiciona com críticas contundentes contra a nova proposta de Marco Legal da Mineração. Lideranças cristãs de América Latina estão se articulando para buscarem alternativas às agressões da mineração.


A exemplo da criação do coletivo ‘Iglesias y Minería’ [Igrejas e Mineração], que surge como um grito de sobrevivência, resistência e esperança, o grito das comunidades e da vida que não se deixará arrancar. 

"Iglesias y Minería” é um grupo ecumênico de leigos, leigas, religiosas e religiosos empenhados em defesa das comunidades afetadas pela mineração nos diversos países do Continente. 

Desde 2013, o grupo articula os atingidos entre si, com a hierarquia das igrejas que queiram e possam apoiá-los, e com instituições internacionais de defesa dos direitos humanos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura