Palmares convida Mãe Stella de Oxóssi para Conselho Curador



Mãe Stella de Oxóssi, considerada uma das mais importantes líderes espirituais e defensoras da igualdade racial e do respeito mútuo entre as religiões, será convidada a integrar o Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares (FCP), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). 

O convite será feito pessoalmente pela presidenta da FCP, Cida Abreu, que visitará nesta sexta-feira (17/07) o terreiro da ialorixá, o Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador (BA).

"A personificação da Mãe Stella simboliza a necessidade de afirmação e a resistência da população negra brasileira", destaca Cida Abreu. Durante a visita ao terreiro, a presidenta da Palmares fará um diálogo estratégico sobre o papel e os desafios da autarquia no contexto social e político atual, a fim de construir uma agenda permanente no combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Nufac

Nesta quinta-feira, a partir das 19h, Cida Abreu participará da cerimônia de certificação dos alunos do projeto Nufac Candeal, no Candyall Guetho Square (BA). Lançado em 2012, o Nufac é uma ação da FCP que cria oportunidades de inclusão social e autonomia para jovens entre 15 e 29 anos. 

A iniciativa possibilita a capacitação profissional de jovens negros para o mercado da cultura. Já foram investidos cerca de R$ 10 milhões entre 2012/2013 com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

"O Nufac é um dos mais relevantes programas federais que visam a capacitação de jovens negros em situações de vulnerabilidade", afirma Cida Abreu. "Precisamos dar continuidade a este movimento. Por isso, estamos estudando a possibilidade de transformar esse Projeto em um Programa que dialogue com a agenda do enfrentamento ao extermínio da juventude negra", adiantou.

A segunda edição do programa, lançada em 2013, teve um prêmio de mais de R$ 1,5 milhão, distribuídos a nove projetos em diferentes regiões do país: Salvador Candeal, Salvador Rio Vermelho (BA), Distrito Federal, João Pessoa (PB), Codó (MA), Olinda (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ) e Anastácio (MS). 

Ainda em Salvador, Cida Abreu também participa de reuniões com os secretários de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, e de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, Josias Gomes.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Fundação Cultural Palmares





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura