Crenças espirituais influenciam bem-estar de pacientes com cancro


Um estudo norte-americano relaciona a religião e a espiritualidade com o bem-estar mental, social e físico dos pacientes com cancro.

O estudo publicado na edição online da revista ‘Cancer’, da Sociedade Americana do Cancro sugere que as crenças religiosas e espirituais influenciam o bem-estar dos pacientes com cancro.

Esta recente análise de todos os estudos sobre o tema, que incluiu mais de 44 mil pacientes, indica que a religião e a espiritualidade têm uma relação significativa com a saúde dos pacientes.

O estudo, como relata o ABC, assegura que o bem-estar espiritual está associado a uma menor ansiedade, depressão ou angústia, assim como a uma melhor saúde física e bem-estar social e mental dos pacientes de cancro.

Apesar de não haver grande diversidade nos estudos sobre como as diferentes dimensões da religião e da espiritualidade se relacionam com os diferentes aspectos da saúde, os investigadores centraram-se na saúde física.


Os pacientes que diziam ser mais religiosos ou espirituais também garantiam ter uma melhor saúde física, maior capacidade para realizar as suas tarefas diárias e menos sintomas físicos relativos ao cancro ou ao seu tratamento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura