Igreja em apoio dos deficientes visuais


A Igreja católica no Malawi anunciou a decisão de criar um gabinete especial dedicado à difusão dos principais documentos da Igreja em Braille, de modo a permitir a sua leitura mesmo para os deficientes visuais, anunciou Samson Chima, presidente da Associação dos deficientes visuais católicos do Malawi, durante a sua intervenção, nestes dias, na assembleia geral daquele organismo, realizada em Mangochi.

"Mesmo os deficientes visuais devem participar na vida da Igreja, como todos os outros fiéis, disse Chima. Eles têm a capacidade e a vontade de contribuir nas várias atividades da Igreja, mas devem enfrentar o desafio de falta de acesso a instrumentos e materiais dedicados a eles na escrita Braille", que lhes permitam "servir, como qualquer outro cristão, o desenvolvimento da Igreja". 

Até porque, sublinhou o presidente da Associação, "por causa da impossibilidade de ler e conhecer os valores e a doutrina católica", muitas pessoas com deficiência visual acabam por escolher outras denominações cristãs ou diferentes religiões.

Daí, o apelo para que haja uma maior atenção para uma pastoral dedicada a eles. Por seu lado, o padre Henry Chinkanda, membro da Conferência Episcopal do Malawi, manifestou a apreciação, por parte de todos os bispos, pela obra da Associação, destacando que, graças a ela, é "mais fácil para a Igreja Católica estender a mão aos deficientes visuais no país". 

"Os nossos bispos estão convosco, disse o Padre Chinkanda à Associação e estamos todos felizes de ver realizados os vossos projectos". Fundada em 2013, a Associação é composta, actualmente, pelos representantes das oito dioceses do Malawi.

Recordamos que a Rádio Vaticano dedica muita atenção aos seus ouvintes e surfistas com deficiência visual. Duas, em particular, as iniciativas em curso: até domingo dia 23 de agosto, às 18.30 horas, no canal italiano da Rádio Vaticano é transmitida a adaptação radiofónica da Encíclica do Papa Francisco, intitulada: "Laudato sì, sobre o cuidado da casa comum"

14 episódios que repropõem na íntegra a leitura do texto enriquecido por vozes, sons e sugestões típicas do ambiente natural. A iniciativa será repetida, em seguida, semanalmente, a partir de 2 de Setembro até 2 de Dezembro 2015, todas as terças-feiras às 21.00 horas, em preparação para o Jubileu extraordinário da misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.


Para os que utilizam o site: www.radiovaticana.va, recordamos que, a partir do início de agosto, foram adicionados links para facilitar o acesso aos leitores com deficiência visual. De facto, basta digitar a tecla TAB do teclado e aparecerá, no topo do lado esquerdo, o acesso directo aos conteúdos da página, ou então à navegação no menu do site, de modo a alcançar facilmente as várias categorias: Papa Francisco, Vaticano, Igreja, Mundo, etc. Actualmente, os links estão disponíveis nas páginas em Italiano e Inglês.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura