quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Amerindia lança II Congresso Continental de Teologia



"Igreja que caminha com Espírito e a partir dos pobres”

É o tema do II Congresso Continental de Teologia, organizado por Amerindia, que ocorrerá na cidade de Belo Horizonte, Brasil, de 26 a 30 de Outubro de 2015.

Depois do Congresso de 2012 (São Leopoldo, Brasil), que mobilizou à comunidade teológica latino-americana, o II Congresso "pretende continuar essa mobilização, em um momento eclesial novo que vem gerando mudanças na agenda pastoral e teológica universal”, referindo-se à ecclesia semper reformanda. Para isso, o Congresso terá como destinatários não somente teólogos e teólogas profissionais, mas também a comunidade cristã do Continente.

Na página oficial do evento é possível realizar o processo de inscrição, assim como obter informações para a participação nas oficinas e para a apresentação de trabalhos científicos. Também através das redes sociais, tanto por Twitter (@Amerindia_Cont) como por Facebook, Amerindia continuará comunicando os detalhes do processo de preparação do Congresso.

O II Congresso Continental de Teologia coincide com a celebração do 35º aniversário do martírio de Mons. Oscar Romero.

Objetivo geral: 

Reunir teólogos e teólogas do Continente para discernir desde a Palavra de Deus com a presença do Espírito Santo ao interior das práticas de solidariedade com os excluídos, como raiz de uma nova maneira de ser comunidade cristã e da necessária reforma que a Igreja tem o desafio de fazer hoje.

Objetivos específicos: 

Recuperar algumas práticas sociais e pastorais significativas, para desentranhar as interpelações do Espírito desde a realidade e as lutas dos sujeitos invisíveis e excluídos.

* Aprofundar nas fontes bíblicas a ação do Espírito na história e na comunidade cristã.

* Identificar como se gesta, alimenta e articula o "fazermos cristãos em comunidade”, diante dos desafios num mundo em constante mudança, plural e conflituoso.

* Participar no processo atual da reforma eclesiástica, com propostas para que as estruturas das Igrejas locais reconheçam e incentivem o testemunho evangélico, a opção pelos pobres, o permanente discernimento no Espírito e o serviço recíproco nas comunidades cristãs.

II Congresso Continental de Teologia abordará três temáticas estreitamente vinculadas entre si:
  • Povo de Deus.
  • Pneumatologia.
  • Reforma da Igreja.
  • Metodologia

II Congresso Continental de Teologia prevê uma metodologia que combine diferentes dinâmicas e linguagens, entre conferências e painéis, oficinas, publicações científicas, momentos culturais e celebrativos.

Conferências e painéis: 

reconhecidos teólogos e teólogas do Continente e outros especialistas refletirão sobre as temáticas do Congresso. Seus aportes constituem o momento do refletir metódico e servem para enquadrar as propostas das oficinas e das publicações científicas, oferecendo horizontes e perspectivas. Sua abordagem será interpelante, apontará a uma reflexão propositiva e estarão abertos aos desafios que provêm das práticas.

Oficinas: 

sua natureza e identidade se centram em uma temática concreta. Estarão integrados por pessoas que participam em determinadas práticas sociais e eclesiais e que, pela sua experiência e conhecimento, oferecerão olhares alternativos diante da temática proposta. Cada dia as oficinas estarão orientadas em torno de uma temática. Com seus esforços, aportarão ao diálogo entre as práticas específicas, a experiência eclesial, a ação do Espírito nos processos de humanização e a teologia latino-americana, por meio de uma dinâmica de construção coletiva.

Nota: 

Se requer fazer a inscrição com tempo para a participação nas oficinas.

Comunicações científicas: 

neste espaço se compartilharão os trabalhos acadêmicos feitos por teólogos e teólogas profissionais, incluindo dissertações, teses e outras investigações realizadas por estudantes de teologia e de outros domínios interdisciplinares. Com base nos trabalhos científicos que se postulam, a comissão acadêmica do Congresso se encarregará de selecionar os que respondem melhor aos objetivos propostos, de acordo com as orientações para a apresentação das publicações.

Momentos celebrativos e culturais: com outras linguagens litúrgicas e artísticas, estes espaços complementam o processo de reflexão e fazem parte do conteúdo do Congresso.

Mais informações: http://www.amerindiaenlared.org


Nenhum comentário: