Ciências das Religiões da UFPB realiza Colóquio de Estudos Chineses



A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), realiza nos dias 26 e 27 deste mês, o

“I Colóquio de Estudos Chineses”

O evento vai acontecer no Auditório do Centro de Educação (CE) no Campus de João Pessoa.

Durante os dois dias do evento haverá conferências, minicursos e mesas-redondas. A cerimônia de abertura está agendada para a segunda-feira (26), às 9h, com a conferência da professora Mônica Muniz de Souza Simas, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP) e lançamentos de livros.

À tarde, das 14h às 15h45, serão realizados os minicursos “Escrita e Práticas Corporais Chinesas” e “Dez exercícios para vitalidade: Meridia, yin-yang 5 fases”, com a professora Mônica Muniz da USP e  professores chineses do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE).

Já no horário das 16h às 18h, a primeira mesa-redonda do colóquio com o tema: “Filosofia e/ou Religião: O Pensamento Chinês em Debate”, com Antonio Florentino Neto da Universidade de Campinas (Unicamp); Plinio Tsai, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Joaquim Antonio Bernardes Monteiro (UFPB); com a coordenação da professora Maria Lúcia Abaurre Gnerre da UFPB. À noite, às 20h, jantar de confraternização ao estilo chinês.

O evento será encerrado na terça-feira (27), às 19h, com a conferência do professor Waang Gang e Heldio Villar, diretores do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco. Às 19h30, ocorrerá uma  atividade Artístico-Cultural Chinesa.

É uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, Núcleo Xiu-Shen Estudos e Pesquisas em Culturas do Leste Asiático, e Grupo Padma de Religiões e Filosofias Orientais. 

Conta ainda com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (Capes) e como parceiros o Confucius Institute, Universidade de Pernambuco e o Projeto Amizade China-Brasil.

As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do evento, 26 deste mês (Via e-mail ou presencialmente). Outras informações e a programação do colóquio estão disponíveis no endereço eletrônico: http://coloquioec.wix.com/cec2015(link is external).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura