Faculdade de Teologia/Braga-PT promove debate sobre a «vida e a fé» nas novas tecnologias e nos dispositivos digitais


O polo regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa vai organizar as jornadas 

‘Do clique ao toque: o diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais’


A 23 de caneiro de 2016, na Faculdade de Teologia. “Embora vulgarmente se afirme que as novas tecnologias não têm espaço para as religiões, a experiência atual mostra o contrário, acrescentando até uma alteração no modo como a busca e a expressão das questões religiosas se processam”, contextualiza a organização.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informa que a jornada de estudo vai tentar responder a várias questões como: “A utilização das novas tecnologias altera o modo como se acede, processa e exprime aquilo em que se acredita? Como é que as comunidades de sentido tradicionais são afetadas pelas comunidades digitais e até que ponto influenciam a vida religiosa?”

Neste contexto, as jornadas ‘Do Clique ao Toque’ começa com a conferência ‘Os dispositivos digitais na configuração do crer’ pelo professor Jorge Sierra Canduela, Santiago de Compostela, a partir das 10h00, no dia 23 de Janeiro de 2016, no Auditório São Tomás de Aquino.

Depois o primeiro painel: "Redes Sociais Digitais", conta com a participação de Bento Oliveira, do projeto ‘iMissio’; Luís Silva, do ‘ABC da Catequese’ e Miguel Mendes do sítio ‘Cristo Jovem’, às 11h30.

‘Identidades e narrativas digitais’ é o nome do segundo painel, a partir das 15h00, que conta com o padre Marcelino Paulo Ferreira do ‘Laboratório da Fé, da Diocese de Braga; o padre António Valério, dos projetos “Passo a Rezar’ e ‘Click to Pray’.

Esta sessão conta também com as intervenções de Paulo Rocha, diretor da Agencia ECCLESIA, e do diretor do Departamento Arquidiocesano de Braga para a Comunicação Social, o padre Tiago Freitas.

As jornadas ‘Do clique ao toque: o diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais’ encerram com a conferência: “A Igreja na aldeia global”, que será proferida pelo vice-presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, o padre Américo Aguiar.

A organização assinala que o encontro destina-se, principalmente, a “utilizadores da Web em contexto pastoral”, divulgadores e criadores de recursos digitais para a educação da fé e já aceitam inscrições.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura