Auditório Vita/Portugal vai receber "Visões e Imagens contemporâneas de Cristo"


O Auditório Vita e a Faculdade de Teologia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vão realizar o ciclo de conferências:

“Quem dizeis vós que Eu sou? – Visões e Imagens contemporâneas de Cristo”

Em março e abril. “Estas sessões públicas de cristologia pretendem ser uma oportunidade para a teologia académica entrar em diálogo profícuo com a arte contemporânea, mais especificamente com a pintura e o cinema, enquanto lugares intersticiais de sentido e de transfiguração existencial”, explica o director do Auditório Vita, na Diocese de Braga.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre Marc Rodrigues Monteiro revela que este ciclo de conferência e encontro tem o intuito “fundamental” de refletir sobre os rostos de Cristo na arte contemporânea.

O professor universitário Jérôme Cottin, calvinista francófono, vai falar sobre “imagens contemporâneas de Jesus na arte dos séculos XX e XXI”, a 3 de março, e o sacerdote jesuíta Lloyd Baugh, canadiano, sobre “visões de Cristo no cinema contemporâneo”, no dia 22 de abril.

“Ambos os intervenientes são académicos com experiência fecunda no diálogo prático com os artistas”, explica o director do Auditório Vita. Os conferencistas vão guiar os participantes no “itinerário questionante” do ciclo promovido pelo Auditório Vita e a Faculdade de Teologia de Braga, da UCP.

“A verdadeira arte é sempre expressão de uma visão do mundo e da história e do desejo espiritual do ser humano”, observa o padre Marc Rodrigues Monteiro que destaca a oportunidade para os estudantes, docentes de religião e o público em geral acederem a “outras fontes e fronteiras de reflexão nem sempre frequentadas e habitadas”.

O comunicado contextualiza que a pergunta “Quem dizeis vós que Eu sou?” (Mc 8,29) evoca uma “inquietação profunda” em torno da identidade de Jesus Cristo e que no seguimento desta questão fundamental “muitas outras emergem no confronto com a cultura atual”.

Neste contexto, o ciclo de encontro e conferências: “Quem dizeis vós que Eu sou? – Visões e Imagens contemporâneas de Cristo”, vai responder a questões, como: “Será realmente Jesus Cristo (em seus atos e palavras) ainda nosso contemporâneo? Para além dos âmbitos tradicionais do crer religioso, de que modo a sua figuração é hoje visível, vivível e pensável?” 

Os encontros começam às 18h00 e terminam às 22h00, “com breve pausa para jantar”, com tradução em simultâneo são de entrada gratuita e abertos a todas as pessoas interessadas em conhecer as «razões da fé e da esperança (cfr. 1P 3,15) cristã em Jesus, o Cristo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura