Galileu na Prisão e outros mitos sobre Ciência e Religião

Até à década de 1970, o paradigma há muito dominante na história da ciência era o da ciência triunfante e da religião em conflito permanente e feroz com aquela. Este é o paradigma que ainda persiste nos principais meios de comunicação e em algumas publicações académicas.

Todavia, há uma nova geração de historiadores da ciência e historiadores da religião que se tem debruçado sobre os episódios destas duas disciplinas, analisando-os à luz dos valores e conhecimentos dos respectivos protagonistas.

Este livro é fruto de algumas dessas investigações. Juntamente com outros vinte e quatro académicos que se dedicam a esta nova história da ciência, Ronald L. Numbers esclarece vinte e cinco mitos, que define simplesmente como «afirmações falsas», contrariando a ideia de que ciência e religião estão perpetuamente numa luta sem quartel.

Cada um dos capítulos de Galileu na Prisão mostra o quanto temos a ganhar em ver para além dos mitos. Numa obra simultaneamente informativa e lúdica, os autores, que incluem agnósticos, ateus e cristãos, desmontam ideias que têm sido apresentadas sob a capa de verdade histórica, desde o encarceramento de Galileu à conversão de Darwin no leito de morte, passando pela crença de Einstein num Deus pessoal que “não joga aos dados com o universo”. Sendo o obscurantismo o maior inimigo do conhecimento, a leitura deste livro que o enfrenta é imprescindível.

Dados do produto

Título: Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião
Título Original: Galileo goes to jail and other myths about science and religion
idioma: Português (PT)
encadernação: Brochura
formato: 15,5 x 23
páginas: 340
coleção: TRAJECTOS
ano de edição: 2012
ano copyright: 2009
edição: 1ª.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura