Um dia de tristeza - Nota de Falecimento de Afonso Maria Ligorio Soares

Recebemos da SOTER a noticia do falecimento do professor Afonso Maria Ligorio Soares, amigo pessoal e um dos grandes nomes das Ciências da Religião no Brasil.


Ele foi Professor Livre-Docente (2009) do Departamento de Ciência da Religião da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2001), com pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). Mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1990). 

Como Professor Associado da PUC/SP, lecionou no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião. Foi Chefe do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC/SP (2007-2009), exerceu mandato trienal (2007-2010) como Presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil (SOTER) e foi Vice-presidente da INSeCT-International Network of Societies for Catholic Theologies (Chicago/EUA, 2008-2011). 

Foi Editor da revista Religião & Cultura (2002-2009) e da revista Último Andar (2006-2009); criou e editou pela Paulinas Editora a revista eletrônica Ciberteologia (desde 2005), coeditor da Revista REVER (do Programa de Estudos Pós-graduados em C. da Religião da PUC-SP). Foi Editor-assistente de Paulinas editora (desde 1996), atuando na área de Ciências Humanas. Publicou 47 artigos em periódicos especializados. 

Possui 53 capítulos de livros e 6 livros publicados, dentre os quais: "De volta ao mistério da iniquidade" (2012), "Religião & Educação" (2010), "No espírito do Abbá: fé, revelação e vivências plurais" (2008) e "Interfaces da revelação: pressupostos para uma teologia do sincretismo religioso" (2003). Também organizou 11 livros e foi tradutor de outros 10. Participou de vários eventos acadêmicos no exterior e no Brasil. 

Supervisor de pós-doutorado, já orientou várias dissertações de mestrado e teses doutorais, além de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, especialmente nas áreas de Ciência da Religião, Teologia e Filosofia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura